Literatura e colaboração na sala de aula de língua inglesa em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v35.74776

Palavras-chave:

Literatura, Colaboração, Ensino, Aprendizagem, Tecnologia

Resumo

Este texto analisa quatro aulas colaborativas de inglês ministradas remotamente por um professor de uma escola pública que fez uso de contos de fada, empregando instrumentos como WhatsApp e redes sociais para motivar e manter os alunos interessados. Como material empírico, usamos uma das interações dos alunos da nona série: uma entrevista na qual expressaram suas impressões sobre as aulas, e notas de campo. Os resultados da análise dos dados demonstram que os alunos ficaram bastante motivados por terem trabalhado colaborativamente porque, ao interagir com os seus pares, podiam trocar opiniões e pontos de vista sobre os textos literários e desenvolver um melhor conhecimento sobre eles.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evandro Rosa de Araújo, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Jussara, GO

Professor na Universidade Estadual de Goiás (UEG), Jussara, Goiás, Brasil.

Francisco José Quaresma de Figueiredo, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, GO

Professor na Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil. Pesquisador Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Neuda Alves do Lago, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, GO

Professora na Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil.

 

Referências

ALLWRIGHT, Dick; BAILEY, Kathleen M. Focus on the language classroom. New York: Cambridge University Press, 2002.

ALMEIDA, Maria Elisabeth B. de; SILVA, Maria da Graça Moreira da. Currículo, tecnologia e cultura digital: espaços e tempos de web currículo. Revista e-curriculum, São Paulo, v. 7, n. 1, p. 1-19, 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/5676/4002. Acesso em: 25 abr. 2021.

AL-SAMIRI, Reem A. English language teaching in Saudi Arabia in response to the COVID-19 pandemic: challenges and positive outcomes. Arab World English Journal, Arábia Saudita, v. 1, n. special, p. 147-159, 2021. Disponível em: https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=3851682. Acesso em: 12 dez. 2021.

ARAÚJO, Evandro Rosa de; FIGUEIREDO, Francisco José Quaresma de; LAGO, Neuda Alves do. A colaboração como elemento propulsor da autoestima de aprendizes em aulas de literatura inglesa numa perspectiva da teoria da recepção: um relato de experiência. Leitura, Maceió, n. 67, p. 99-114, 2020. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/10819. Acesso em: 11 maio 2022.

BARRS, Keith. Fostering computer-mediated L2 interaction beyond the classroom. Tokyo: Language Learning & Technology, 2012.

BARTON, David; LEE, Carmen. Linguagem online: textos e práticas digitais. Tradução: Milton Camargo Mota. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

BELLONI, Maria Luiza. Tecnologia e formação de professores: rumo a uma pedagogia pós-moderna? Educação & Sociedade, Campinas, v. 19, n. 65, p. 143-162, 1998. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/Dk5N9LWLmSFgkYf6Tq4BKks/abstract/?format=html&lang=pt#. Acesso em: 30 out. 2021.

CARHILL-POZA, Avary. The social networks of adolescent emergent bilinguals in high school. In: CARHILL-POZA, Avary; KURATA, Naomi (ed.). Language learning and language teaching. New York: Bloomsbury Publishing Plc, 2020. p. 15-36.

CARVALHO, Sâmia; SOARES, Marjorie Menezes. O desenvolvimento da habilidade oral através do uso de tecnologias digitais: uma revisão sistemática. Revista Ilha do Desterro, Florianópolis, v. 73, n. 1, p. 153-181, jan./abr. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/article/view/2175-8026.2020v73n1p153. Acesso em: 05 maio 2022.

CÂNDIDO JUNIOR, Alley. Os processos de colaboração e de negociação durante a realização de tarefas comunicativas. In: FIGUEIREDO, Francisco José Quaresma de (org.). A aprendizagem colaborativa de línguas. Goiânia: Editora UFG, 2018. p. 59-98.

CHAPELLE, Carol A.; SAURO, Shannon (ed.). The handbook of technology and second language teaching and learning. Susex: Wiley Blackwell, 2020.

COELHO, Nelly Novaes. O conto de fadas. São Paulo: Ática, 1987.

COLLIE, Joanne; SLATER, Stephen. Literature in the language classroom. London: Cambridge. 1987.

DILLENBOURG, Pierre (ed.). Collaborative learning: cognitive and computational approaches. Oxford: Elsevier, 1999.

DONATO, Richard; MCCORMICK, Dawn. A sociocultural perspective on language learning strategies: The role of mediation. The Modern Language Journal, Indiana, v. 78, n. 4, p. 453-464, 1994.

EAGLETON, Terry. Literary theory: an introduction. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2008.

ELLIS, Rod. Understanding second language acquisition. New York: Oxford University Press. 2004.

FARR, Fiona; MURRAY, Liam (ed.). The Routledge handbook of language learning and technology. New York: Routledge, 2016.

FIGUEIREDO, Francisco José Quaresma de. Understanding the interaction that occurs during a peer correction activity and its effects on the revision of written texts. Signótica, Goiânia, v. 11, n. 1, p. 51-74, 1999. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/7262/5147. Acesso em: 17 abr. 2021.

FIGUEIREDO, Francisco José Quaresma de. Os possíveis benefícios do uso de um formulário de orientação na realização de atividades de correção com os pares em LE. Signótica, Goiânia, v. 17, n. 2, p. 191-214, 2008. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/3727. Acesso em: 11 maio 2019.

FIGUEIREDO, Francisco José Quaresma de. A aprendizagem colaborativa de línguas: considerações conceituais e aplicações em distintos contextos. In: FIGUEIREDO, Francisco José Quaresma de. (org.). A aprendizagem colaborativa de línguas. 2. ed. rev. ampl. Goiânia: Editora UFG, 2018. p. 13-57.

FIGUEIREDO, Francisco José Quaresma de. Vygotsky: a interação no ensino-aprendizagem de línguas. São Paulo: Parábola, 2019.

FITRIA, Tira Nur. Students’ perception toward the implementation of synchronous learning during COVID-19 pandemic in English Language Teaching (ELT). E-Structural, Semarang, v. 4, n. 1, p. 1-16, 2021.

HENNINK, Monique; HUTTER, Inge; BAILEY, Ajay. Qualitative research methods. London: Sage Publications, 2011.

KOBAN, Didem. Fairy tales in language teaching lessons. In: COSKUN, Hasan (ed.). The importance of fairy tales in education: planning, practicing and evaluating. Berlin: Auflage, 2014. p. 115-124.

LAGO, Neuda Alves do. High Education in Brazil: University students’ contact with English literature. Journal of Teaching and Education, London, v. 5, n. 1, p. 659-670, 2016. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/303752856_high_education_in_bra-zil_university_students’_contact_with_english_literature. Acesso em: 1 abr. 2019.

LAGO, Neuda Alves do. Understanding metaphorical texts in foreign literature. Humanities and Social Sciences Review, Utar Pradexe, v. 7, n. 1, p. 299-310, 2017. Disponível em: http://www.universitypublications.net/hssr/0701/pdf/P7RS149.pdf. Acesso em: 12 ago. 2019.

LANTOLF, James (ed.). Sociocultural theory and second language learning. Hong Kong: Oxford University Press, 2000.

LANTOLF, James; APPEL, Gabriela. Theoretical framework: an introduction to Vygotskian perspectives on second language research. In: LANTOLF, James; APPEL, Gabriela (ed.). Vygotskian approaches to second language research. New Jersey: Ablex Publishing Corporation, 1994. p. 1-32.

MAXWELL, Joseph A. Qualitative research design: an interactive approach. New York: Sage Publications, 2005.

NUNAN, David (ed.). Collaborative language learning and teaching. Cambridge: Cambridge University Press, 1992.

OLIVEIRA, Eliane Carolina de. Oportunidades de aprendizagem em aulas de línguas estrangeiras. In: FIGUEIREDO, Francisco José Quaresma de (org.). Formação de professores de línguas estrangeiras: princípios e práticas. Goiânia: Editora UFG, 2017. p. 43-58.

OXFORD, Rebecca L. Cooperative learning, collaborative learning, and interaction: three communicative strands in the language classroom. The Modern Language Journal, Indiana, v. 81, n. 4, p. 443-456, 1997.

PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e (org.). Interação e aprendizagem em ambiente virtual. Belo Horizonte: FALE-UFMG, 2001.

ROSA, Rosemar. Trabalho docente: dificuldades apontadas pelos professores no uso das tecnologias. Revista Encontro de Pesquisa em Educação, Uberaba, v. 1, n. 1, p. 214-227, 2013.

SHOWALTER, Elaine. Teaching literature. Oxford: Blackwell, 2007.

THALER, Engelbert. Teaching English literature. Augsburg: UTB, 2008.

TIRABOSCHI, Fernanda Franco; FIGUEIREDO, Francisco José Quaresma de; ARAÚJO, Marco André Franco de. A compreensão e a produção colaborativa de gêneros multimodais: da sala de aula ao Instagram. Revista Intercâmbio, São Paulo, v. 45, p. 1-27, 2020.

TOLENTINO, Magda Velloso Fernandes de. O texto literário no ensino de língua inglesa. In: PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e (org.). Ensino de língua inglesa: reflexões e experiências. Campinas, SP: Pontes, 1996. p. 177-199.

VALARMATHI, K. E. Mobile assisted language learning. Journal of Technology for ELT, Chennai, v. 2, n. 2, p. 1-8, 2011. Disponível em: https://sites.google.com/site/journaloftechnologyforelt/archive/april2011/mobileassistedlanguagelearning. Acesso em: 4 maio 2022.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. Mind in society: the development of higher psychological processes. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1978.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. The development of higher forms of attention in childhood. In: WERTSCH, James V. (ed.). The concept of activity in Soviet psychology. New York: M.E. Sharpe, 1981. p.189-240.

WIDDOWSON, Henry George. Stylistics and the teaching of literature. London: Longman. 1990.

WOOD, David; BRUNER, Jerome; ROSS, Gail. The role of tutoring in problem solving. Journal of Child Psychology and Psychiatry, London, v. 17, n. 2, p. 89-100, 1976. Disponível em: https://acamh.onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/j.1469-7610.1976.tb00381.x. Acesso em: 17 jul. 2021.

Downloads

Publicado

2023-06-14

Como Citar

ARAÚJO, E. R. de; FIGUEIREDO, F. J. Q. de; LAGO, N. A. do. Literatura e colaboração na sala de aula de língua inglesa em tempos de pandemia. Signótica, Goiânia, v. 35, p. e74776, 2023. DOI: 10.5216/sig.v35.74776. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/74776. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos