Marx, Shakespeare e o nexo do dinheiro
DOI:
https://doi.org/10.5216/sig.v31.56341Palavras-chave:
Marx, Shakespeare, Tímon de Atenas, nexo do dinheiro, sensibilidadeResumo
Este artigo se volta ao caderno intitulado “Dinheiro” dos Manuscritos econômico-filosóficos de 1844, de Marx, em que se abordam as consequências perniciosas do nexo do dinheiro para a formação da sensibilidade. A fim de concretizar esses efeitos e elucidar esse nexo, Marx cita uma longa passagem do Tímon de Atenas, de Shakespeare. A apropriação de Marx dessa peça evidencia seu interesse no modo como conformações sociais afetam a subjetividade, a personalidade humana e as relações interpessoais; e como a retomada da sensibilidade paranós constitui uma finalidade revolucionária para Marx, talvez o fim último da emancipação.
Downloads
Referências
LUKÁCS, György. O romance histórico. Tradução Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, 2011.
MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. Tradução Jesus Ranieri. São Paulo: Boitempo, 2004.
______.Grundrisse. Manuscritos econômicos de 1857-1858. Esboços de crítica da economia política. Tradução Mario Duayer e Nélio Schneider. São Paulo; Rio de Janeiro: Boitempo; Ed. UFRJ, 2011.
MUIR, Kenneth. “Timon of Athens and the Cash-Nexus”. In: MUIR, Kenneth. The singularity of Shakespeare and other essays. Liverpool: Liverpool University press, 1977.
SHAKESPEARE, William. Tímon de Atenas. Tradução Bárbara Heliodora. Rio de Janeiro: Lacerda Ed., 2003.
______. Timon of Athens. Complete Works of William Shakespeare – Website.Disponível em:<http://shakespeare.mit.edu/timon/full.html>. Acesso em: 15 out. 2018.
WHITE, Robert. “Marx and Shakespeare”. In: WELLS, Stanley. (Org.). Shakespeare Survey 45: Hamlet and its afterlife. Cambridge: Cambridge University Press, 1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras(es) autorizam a Signótica a publicar artigo, caso seja aceito, firmando sua contribuição como original e não submetida a outra editora para publicação. Em caso de aceite e publicação, artigos da Signótica possuem licença Creative Comons CC-BY.