Três disparos em Sarajevo: poesia, fotografia e violência em Claudia Roquette-Pinto
DOI:
https://doi.org/10.5216/sig.v30i3.50288Palavras-chave:
Poesia brasileira contemporânea. Fotografia. Violência. Claudia Roquette-PintoResumo
O objetivo deste ensaio é analisar as articulações entre a poesia e a fotografia. A concepção de que a fotografia estabelece uma relação de homologia com o referente é questionada por autores tais como Walter Benjamin, Roland Barthes, Susan Sontag, Giorgio Agamben e Arlindo Machado. É a partir dessa perspectiva que propomos uma leitura do poema “Em Sarajevo”, de Claudia Roquette-Pinto, argumentando que a poeta incorpora no texto poético referências a imagens fotográficas com o propósito de evidenciar uma relação problemática entre a realidade e o que a fotografia capta.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras(es) autorizam a Signótica a publicar artigo, caso seja aceito, firmando sua contribuição como original e não submetida a outra editora para publicação. Em caso de aceite e publicação, artigos da Signótica possuem licença Creative Comons CC-BY.