Estudos em avaliatividade no Brasil: panorama 2005-2017

Autores

  • Fabíola Aparecida S. D. Parreira Almeida Universidade Federal de Goias (UFG) https://orcid.org/0000-0002-6122-4038
  • Orlando Vian Junior Universidade Federal de São Paulo (USP) , São Paulo, São Paulo, Brasil, orlandovianjr@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v30i2.49527

Palavras-chave:

Avaliatividade. Linguística Sistêmico-Funcional. Sistemas Discursivos.

Resumo

Este artigo apresenta um panorama de estudos no Brasil sobre o sistema de avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005). Foram levantados trabalhos em dissertações e teses e em artigos publicados em revistas Qualis A1, A2, B1 e B2. Após considerações teóricas sobre o sistema e seus subsistemas, apresentamos o quantitativo dos itens levantados com o intuito de contribuir para uma visão geral dos estudos acerca do sistema de avaliatividade em nosso contexto, além de socializar pesquisas sobre o tema com estudiosos da Linguística Sistêmico-Funcional. Os resultados revelam a produtividade em estudos sobre o tema no campo dos estudos linguísticos no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabíola Aparecida S. D. Parreira Almeida, Universidade Federal de Goias (UFG)

Orlando Vian Junior, Universidade Federal de São Paulo (USP) , São Paulo, São Paulo, Brasil, orlandovianjr@gmail.com

Downloads

Publicado

2018-04-24

Como Citar

ALMEIDA, F. A. S. D. P.; VIAN JUNIOR, O. Estudos em avaliatividade no Brasil: panorama 2005-2017. Signótica, Goiânia, v. 30, n. 2, p. 273–295, 2018. DOI: 10.5216/sig.v30i2.49527. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/49527. Acesso em: 14 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigo