Estudos em avaliatividade no Brasil: panorama 2005-2017

Autores

  • Fabíola Aparecida S. D. Parreira Almeida Universidade Federal de Goias (UFG) https://orcid.org/0000-0002-6122-4038
  • Orlando Vian Junior Universidade Federal de São Paulo (USP) , São Paulo, São Paulo, Brasil, orlandovianjr@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v30i2.49527

Palavras-chave:

Avaliatividade. Linguística Sistêmico-Funcional. Sistemas Discursivos.

Resumo

Este artigo apresenta um panorama de estudos no Brasil sobre o sistema de avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005). Foram levantados trabalhos em dissertações e teses e em artigos publicados em revistas Qualis A1, A2, B1 e B2. Após considerações teóricas sobre o sistema e seus subsistemas, apresentamos o quantitativo dos itens levantados com o intuito de contribuir para uma visão geral dos estudos acerca do sistema de avaliatividade em nosso contexto, além de socializar pesquisas sobre o tema com estudiosos da Linguística Sistêmico-Funcional. Os resultados revelam a produtividade em estudos sobre o tema no campo dos estudos linguísticos no Brasil.

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Biografia do Autor

Fabíola Aparecida S. D. Parreira Almeida, Universidade Federal de Goias (UFG)

Orlando Vian Junior, Universidade Federal de São Paulo (USP) , São Paulo, São Paulo, Brasil, orlandovianjr@gmail.com

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Publicado

2018-04-24

Como Citar

ALMEIDA, F. A. S. D. P.; VIAN JUNIOR, O. Estudos em avaliatividade no Brasil: panorama 2005-2017. Signótica, Goiânia, v. 30, n. 2, p. 273–295, 2018. DOI: 10.5216/sig.v30i2.49527. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/49527. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigo