Imbricações entre ficção, teoria e crítica em sweet tooth, de Ian McEwan

Autores

  • Caio Antônio Nóbrega Universidade Federal da Paraíba(UFPB)/Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil
  • Genilda Azerêdo Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, Paraíba, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v30i3.48920

Palavras-chave:

Literatura contemporânea. Metaficção. Ficção teórico-crítica, Ian McEwan.

Resumo

Neste artigo, analisamos a ativação de discursos provenientes das disciplinas de teoria e crítica literárias em Sweet Tooth, romance do escritor inglês Ian McEwan. São quatro as formas examinadas: i. teorização sobre a metaficção; ii. teorizações diversas sobre a literatura em geral; iii. explicitação das técnicas utilizadas na construção da narrativa; iv. comentários críticos sobre outros escritores e outros textos literários. A imbricação de discursos funciona como uma forma de letramento literário, desenvolvido pelo próprio romance, em busca de formar leitores com uma maior capacidade reflexiva diante da literatura e da teoria e da crítica literárias.

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Biografia do Autor

Caio Antônio Nóbrega, Universidade Federal da Paraíba(UFPB)/Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil

Doutorando em Letras pela Universidade Federal da Paraíba.

Genilda Azerêdo, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, Paraíba, Brasil

Doutora em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal da Paraíba. Pesquisadora PQ2 do CNPq.

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Publicado

2018-08-31

Como Citar

NÓBREGA, C. A.; AZERÊDO, G. Imbricações entre ficção, teoria e crítica em sweet tooth, de Ian McEwan. Signótica, Goiânia, v. 30, n. 3, p. 450–473, 2018. DOI: 10.5216/sig.v30i3.48920. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/48920. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigo