Escrevivência e produção de subjetividades: reflexões em torno de “Olhos d ’Água ”, de Conceição Evaristo
DOI:
https://doi.org/10.5216/sig.v28i1.38912Palavras-chave:
escrevivência, emancipação, meios de produção de subjetividades negras.Resumo
Este trabalho apresenta um conjunto de reflexões que compõem parte de nossa pesquisa atual em torno da escrevivência evaristiana. Através de uma leitura do conto Olhos d’Água, republicado no livro mais recente de Conceição Evaristo, buscamos observar alguns traços recorrentes na prosa da autora, destacando suas funções dentro da escrevivência, a qual pode atuar como mecanismo emancipatório da voz negra, recobrando poder sobre meios de produção de subjetividades negras. Destacamos, como base teórica, a Esquizoanálise e as próprias palavras da autora com relação à escrevivência.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2016-09-30
Como Citar
MELO, H. F.; DE GODOY, M. C. Escrevivência e produção de subjetividades: reflexões em torno de “Olhos d ’Água ”, de Conceição Evaristo. Signótica, Goiânia, v. 28, n. 1, p. 23–42, 2016. DOI: 10.5216/sig.v28i1.38912. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/38912. Acesso em: 26 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigo
Licença
Autoras(es) autorizam a Signótica a publicar artigo, caso seja aceito, firmando sua contribuição como original e não submetida a outra editora para publicação. Em caso de aceite e publicação, artigos da Signótica possuem licença Creative Comons CC-BY.