Olhos de Coruja, Olhos de Gato Bravo: descolonizando o gênero

Autores

  • Rosilene Silva da Costa Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF. Bolsista da Capes.
  • Cíntia Carla Moreira Schwantes Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF.

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v26i1.32776

Palavras-chave:

Timor-Leste, independência, autonomia, História.

Resumo

Neste artigo, analisa-se, sob a ótica dos estudos de gênero e pós-coloniais, o segundo romance de Luis Cardoso, escritor de Timor-Leste, ex-colônia portuguesa. Trata-se de Olhos de coruja, olhos de gato bravo, romance narrado por uma voz feminina, em que a história da personagem entrelaça-se com a história recente de luta pela Independência, sua conquista e seus desdobramentos, conforme se buscará discutir.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosilene Silva da Costa, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF. Bolsista da Capes.

Mestre em Literaturas Africanas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília.

Cíntia Carla Moreira Schwantes, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF.

Doutora em Literatura Comparada pela UFGRS/Indiana University.
Professora da Universidade de Brasília.

Downloads

Publicado

2014-11-12

Como Citar

COSTA, R. S. da; SCHWANTES, C. C. M. Olhos de Coruja, Olhos de Gato Bravo: descolonizando o gênero. Signótica, Goiânia, v. 26, n. 1, p. 69–80, 2014. DOI: 10.5216/sig.v26i1.32776. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/32776. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática