Ideologias e práticas linguísticas contra-hegemônicas na produção de rap indígena
DOI:
https://doi.org/10.5216/sig.v25i2.25206Palavras-chave:
rap indígena, práticas transidiomáticas, educação linguística.Resumo
O objetivo deste trabalho é apresentar a análise de composições do grupo indígena de rap Brô MC’s desde perspectivas decoloniais e sociolinguísticas contemporâneas. Busca-se, assim, demonstrar como as práticas transidiomáticas usadas nas letras de rap constituem um lócus fronteiriço no qual alegados projetos globais e imperiais são criticamente apropriados, desafiados e transformados por histórias locais subalternizadas. O argumento principal é o de que a atenção às práticas comunicativas híbridas pode fornecer novas e importantes bases epistemológicas para os estudos da linguagem, de maneira geral, e mais especificamente para a educação linguística em contextos socio- -linguisticamente complexos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras(es) autorizam a Signótica a publicar artigo, caso seja aceito, firmando sua contribuição como original e não submetida a outra editora para publicação. Em caso de aceite e publicação, artigos da Signótica possuem licença Creative Comons CC-BY.