A realização do sistema de modo em notícias de saúde

Autores

  • Amanda Canterle Bochett Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS
  • Sara Regina Scotta Cabral Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v25i2.25199

Palavras-chave:

notícias de saúde, metafunção interpessoal, sistema de modo.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar, sob a perspectiva da Gramática Sistêmico-Funcional de Halliday e Mathiessen (2004), como se dá a realização do sistema de modo em notícias de saúde. Para tal, foram selecionadas 142 notícias de saúde do Jornal Folha de São Paulo Online correspondentes ao período de 8 de fevereiro a 18 de março de 2012. No âmbito da modalidade, os textos foram analisados, observando-se os verbos modais poder, dever e precisar, a fim de se verificar se as informações foram expressas em graus de modalização e/ou de modulação. Após a verificação dos dados, percebeu-se que o jornalista se arrisca a orientar procedimentos de saúde aos leitores, ao fazer mais uso de modulação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Canterle Bochett, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS

Cursa Mestrado em Estudos Linguísticos na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), é Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa pela URI - Campus Santiago, possui graduação em LETRAS - PORTUGUÊS INGLÊS E RESPECTIVAS LITERATURAS pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2011). Foi bolsista de Pesquisa na URI - Campus de Santiago de 08/2009 a 09/2011, desempenhando diversos trabalhos voluntários e monitorias

Sara Regina Scotta Cabral, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS

Possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Dom Bosco (1978), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2002) e doutorado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2007). Realizou pós-doutoramento na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, sob a supervisão da Profa. Dra. Leila Barbara, abordando os processos verbais no discurso jornalístico. Faz parte do Projeto internacional SAL (Systemics across Languages), da PUC/SP, da Linha de Pesquisa Linguagem no Contexto Social (UFSM) e do Grupo de Estudos em Linguística Funcional (UFOP). É também secretária da Associação Latino-Americana de Linguística Sistêmico-Funcional (ALSFAL). Atualmente é Professor Adjunto II da Universidade Federal de Santa Maria, onde atua em cursos de graduação e de pós-graduação. Já trabalhou com Língua Portuguesa e Produção Textual em cursos de Letras, Pedagogia, Administração, Biologia, Matemática, Odontologia, Educação Física, dentre outros. Suas pesquisas envolvem Linguística Aplicada aos Estudos da Linguagem com foco em Língua Portuguesa na perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional e do Sistema de Avaliatividade.

Downloads

Publicado

2014-01-22

Como Citar

BOCHETT, A. C.; SCOTTA CABRAL, S. R. A realização do sistema de modo em notícias de saúde. Signótica, Goiânia, v. 25, n. 2, p. 511–531, 2014. DOI: 10.5216/sig.v25i2.25199. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/25199. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo