Aquisição de linguagem em contextos de atenção conjunta: o envelope multimodal em foco

Autores

  • Paulo Vinícius Ávila-Nóbrega Universidade Estadual da Paraíba
  • Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v24i2.18782

Palavras-chave:

Aquisição de Linguagem

Resumo

Nosso intuito é acompanhar a emergência da língua (instância multimodal) em contextos de atenção conjunta em situações naturalísticas de duas díades mãe-bebê, (08 aos 16 meses). Trabalhamos com a perspectiva de envelope multimodal, ou seja, a mescla de três componentes da dialogia – olhar, gestos e produção vocal – que emergem concomitantemente. Tomamos como premissa a noção de multimodalidade proposta por McNeill (1985) como sendo a mescla das ações gesto-vocais. Nossos resultados mostram que a mãe faz uso do plano de composição multimodal para dirigir-se à criança que, por sua vez, interage à medida que adquire os componentes da dialogia.

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Biografia do Autor

Paulo Vinícius Ávila-Nóbrega, Universidade Estadual da Paraíba

Curso de Letras do Centro de Ciências Humanas e Exatas da Universidade Estadual da Paraíba, Campus VI

Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante, Universidade Federal da Paraíba

Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba (PROLING)

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Publicado

2012-09-26

Como Citar

ÁVILA-NÓBREGA, P. V.; CAVALCANTE, M. C. B. Aquisição de linguagem em contextos de atenção conjunta: o envelope multimodal em foco. Signótica, Goiânia, v. 24, n. 2, p. 469–491, 2012. DOI: 10.5216/sig.v24i2.18782. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/18782. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigo