“Quem conta um conto, aumenta um ponto”: (h ou h?)Istórias de Portugal

Autores

  • Gerson Roani Universidade Federal de Viçosa
  • João Felipe Barbosa Borges Instituto Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v24i1.18200

Palavras-chave:

Almeida Faria, Outras Literaturas Vernáculas, Literatura Portuguesa

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal investigar as relações entre Literatura e História no romance O conquistador (1990), de Almeida Faria. Onde termina a História e começa a Literatura? Onde termina a Literatura e penetramos, ainda que inconscientemente, na realidade histórica? Como a arte literária de Faria se apropria, reescreve e reinventa a matéria oriunda da História? São estas algumas das questões em torno das quais este artigo se pautará.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gerson Roani, Universidade Federal de Viçosa

Gerson Roani possui graduação em Letras Português e Literaturas da Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Santa Maria (1995), mestrado em Letras (Literatura Comparada) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e doutorado em Letras (Literatura Comparada) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), com estágio de pesquisa doutoral (Doutorado Sanduíche) na Universidade de Coimbra. De 2000 a 2002, atuou como pesquisador convidado na Biblioteca Nacional de Portugal (BN), investigando na Seção de Reservados e Fundos Raros, o Espólio de José Saramago. Atualmente é Professor Adjunto III de Literatura Portuguesa da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Minas Gerais, atuando na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Letras, do qual é o coordenador. Coordena também na UFV o Programa de Licenciaturas Internacionais CAPES/Universidade de Coimbra - Letras/UFV-U. Coimbra (2011-2013). Das suas publicações se destacam: Saramago e a escrita do tempo de Ricardo Reis (Scortecci Editora, 2006), No limiar do texto: literatura e história em Saramago (Annablume, 2002), Literatura e judaísmo: o rosto judeu de Borges (Editora da UFRGS, 2003), Da agenda azul ao romance de Saramago: os manuscritos da Biblioteca Nacional de Lisboa (PPGLetras-UFSM,RS, 2004), Memória da narrativa: olhares sobre os clássicos (Navona Editora, 2007), Literatura e cultura: percursos críticos (UFV/PPGLET, 2010), Interfaces entre linguagem e cultura (Editora UFV, 2011) e O romance português contemporâneo: história, memória, identidade (UFV/PPGLetras, 2011). Tem experiência na área de Letras e seus interesses de investigação incidem sobre os seguintes temas: José Saramago, Eça de Queirós, Literatura, História e memória, Psicanálise, Manuscritos e espólios de escritores portugueses, Pós-colonialismo, Orientalismo, mito, judaísmo, Literatura e Sagrado, romance português contemporâneo, literatura portuguesa dos séculos XVI, XIX e XX.

João Felipe Barbosa Borges, Instituto Federal Fluminense

João Felipe Barbosa Borges é professor de Língua Portuguesa e Literatura no Instituto Federal Fluminense. Graduado em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa - pela Universidade Federal de Viçosa (2009) e mestre em Estudos Literários pela mesma universidade, onde é membro do Grupo de Pesquisa "Estudos Literários e Culturais". Seus interesses incidem sobre os seguintes temas: Literatura e História, Discurso e Afetividade, Literatura Portuguesa Contemporânea, Almeida Faria.

Downloads

Publicado

2012-08-30

Como Citar

ROANI, G.; BORGES, J. F. B. “Quem conta um conto, aumenta um ponto”: (h ou h?)Istórias de Portugal. Signótica, Goiânia, v. 24, n. 1, p. 57–72, 2012. DOI: 10.5216/sig.v24i1.18200. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/18200. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo