Ser, angústia e poesia: uma leitura heideggeriana de Nauro Machado

Autores

  • Ricardo André Ferreira Martins Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões/FW

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v24i1.17094

Palavras-chave:

poesia, filosofia, facticidade, existencialidade, angústia.

Resumo

O objetivo deste artigo é traçar um paralelo interpretativo entre a filosofia heideggeriana, sobretudo em seus conceitos mais conhecidos, e a poesia de Nauro Machado. Analisa-se, comparativamente, os principais conceitos, como estar-no-mundo (facticidade), ser-no-mundo (existencialidade) e vir-a-ser (angústia). Demonstra-se como cada um destes conceitos são extremamente elucidativos em uma abordagem existencialista da poesia de Nauro Machado, com ênfase sobretudo no conceito de angústia, tema central da lírica do poeta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo André Ferreira Martins, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões/FW

Doutor em Teoria e História Literária pelo IEL/UNICAMP. Mestre em Letras pela UNESP/Assis. Ex-bolsista da FAPESP (mestrado e doutorado). Professor Titular em Tempo Integral do Programa de Pós-Graduação em Letras, nível de Mestrado, área de Literatura Comparada, da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Campus de Frederico Westphalen.

Downloads

Publicado

2012-08-31

Como Citar

FERREIRA MARTINS, R. A. Ser, angústia e poesia: uma leitura heideggeriana de Nauro Machado. Signótica, Goiânia, v. 24, n. 1, p. 213–235, 2012. DOI: 10.5216/sig.v24i1.17094. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/17094. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo