Teatro de bonecos na disciplina “Literatura Surda”

Autores

  • Alessandra Campos Lima da Costa Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás
  • Jullyana Santos Batista Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5216/rs.v2i2.50344

Palavras-chave:

Literatura Surda. Libras. Teatro de bonecos. Educação de surdos.

Resumo

Este artigo relata uma ação resultante de experiência didática com teatro de bonecos na disciplina “Literatura Surda”, ministrada para alunos surdos e ouvintes do quarto período do curso Licenciatura em Letras: Libras da Universidade Federal de Goiás – UFG. A disciplina foi desenvolvida de modo a apresentar produções literárias surdas, promovendo, simultaneamente, reflexões sobre experiências de vida dos surdos. No decorrer das aulas, os alunos tiveram a oportunidade de produzir histórias em Libras e criar novas formas de apresentá-las, tendo em mente o público surdo. A disciplina “Literatura Surda” demonstrou ser um instrumento importante para a divulgação da Libras e para ativar o debate sobre ideias preconcebidas a respeito dos surdos e de suas produções. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Campos Lima da Costa, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás

Faculdade de Letras

Departamento de Libras e Tradução

Referências

AMARAL, A. M. Teatro de Bonecos no Brasil. In: Teatro de Bonecos no Brasil e em São Paulo de 1940 a 1980. São Paulo: COM-ARTE, 1994.

______. Teatro de animação. São Caetano do Sul, RS: Ateliê editorial, 1997.

______. Teatro de Formas Animadas: Máscaras, Bonecos, Objetos. 3.ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2011.

BISOL, C. Tibi e Joca: uma história de dois mundos. Porto Alegre: Mercado Aberto, 2001.

CANDIDO, A. A literatura e a formação do homem. In: Imaginação e Literatura. Remate de Males. Campinas: Unicamp, v. 35, n. 2, p. 81-90, 2015. Disponível em: http://revistas.iel.unicamp.br/index.php/remate/article/viewFile/3560/3007 Acesso em: 3 set 2015.

COUTO, C. Casal feliz. Belém, PA: 2010.

KARNOPP, L. B. Literatura Surda. In: Literatura, Letramento e práticas educacionais. Grupo de Estudos Surdos e Educação. Campinas: ETD – Educação Temática, Digital, v. 7, n. 2, p. 98-109, jun 2008. Disponível em: < http://ojs.fe.unicamp.br/ged/etd/article/view/1633>

Acesso em: 6 dez 2015.

PEIXOTO. Fernando. O que é teatro? In.: O que é teatro. São Paulo: Nova cultural e Brasiliense, 1980, p. 9-29.

ROSA, F. S.; KARNOPP, L. B. Patinho surdo. Canoas: Ulbra, 2005.

SANTANA, A. L. Teatro de Bonecos. Disponível em:

<http://www.infoescola.com/artes/teatro-de-bonecos>. Acesso em: 23 nov 2016.

SANTOS, F. A. G. Mamulengo: o Teatro de Bonecos Popular no Brasil. 2010. Disponível em: <https://formasanimadas.wordpress.com/2010/08/09/mamulengo-o-teatro-de-bonecos-opular-no-brasil-fernando-augusto>. Acesso em: 20 nov 2016.

SEDA, Rita Elisa. “A criança e Deus”, In: Troféu, s/d. Disponível em:

http://www.recantodasletras.com.br/poesiascomemorativas/1309262. Acesso em: 23 mai 2017.

SILVEIRA, C.; ROSA, F. S.; KARNOPP, L. B. Cinderela surda. Canoas: Ulbra, 2003.

SKLIAR, C.. Os Estudos Surdos em Educação: problematizando a normalidade. In: SKLIAR, C. (Org.) Surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 1998, p. 7-32.

STROBEL, K. As imagens do outro sobre a cultura surda. Florianópolis: UFSC, 2008.

SUTTON-SPENCE, R. Imagens da identidade e cultura surdas na poesia em língua de sinais. In: QUADROS, R. M.; VASCONCELLOS, M. L. B. (Org.). Questões teóricas das pesquisas em línguas de sinais. Petrópolis, RJ: Arara Azul, 2008, p. 339-349.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. Projeto Pedagógico do Curso Licenciatura em Letras: Libras, 2012. Disponível em:

https://www.letras.ufg.br/up/25/o/2014_PPC_libras.pdf Acesso em: 7 ago 2015.

VIEIRA. D. G.; LIMA, H. J. de. O teatro como instrumento pedagógico na educação de surdos. In.: Revista Sinalizar, v.1, n. 1, p. 93-102, jan/jun 2016. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/revsinal/article/view/39646/20231 . Acesso em: 23 set 2017.

Downloads

Publicado

2017-12-20

Como Citar

COSTA, A. C. L. da; BATISTA, J. S. Teatro de bonecos na disciplina “Literatura Surda”. Revista Sinalizar, Goiânia, v. 2, n. 2, p. 160–173, 2017. DOI: 10.5216/rs.v2i2.50344. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revsinal/article/view/50344. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos