Bullying, apoio social e sentido de vida: relato de discentes surdas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rs.v6.67536

Palavras-chave:

Surdez. Bullying. Apoio Social. Sentido de Vida.

Resumo

Este artigo tem por objetivo descrever as experiências de bullying vivenciadas por uma população surda no ambiente escolar e o papel do apoio social e do sentido de vida na trajetória familiar, laboral e acadêmica dessa população. Participaram desta pesquisa discentes surdas de uma instituição de ensino superior, que responderam a um roteiro de entrevista semiestruturada, cujas informações coletadas foram analisadas pelo software IRAMUTEQ. Os resultados foram apresentados por classes, a saber: apoio social e inclusão acadêmica, sentido de vida, relação familiar e bullying na escola. Verificou-se, nessas classes, que os surdos encontravam apoio social e emocional com os seus pares no ambiente universitário, construíam metas e projetos de vida para o futuro como uma via de realização existencial, vivenciavam obstáculos de comunicação no espaço familiar e, no período escolar, foram alvos de práticas de bullying devido à perda auditiva.

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Publicado

2021-11-19

Como Citar

GUIMARÃES, V.; SANTOS, K. D. A.; DANTAS, N. P. .; SILVA, J. P. da. Bullying, apoio social e sentido de vida: relato de discentes surdas. Revista Sinalizar, Goiânia, v. 6, 2021. DOI: 10.5216/rs.v6.67536. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revsinal/article/view/67536. Acesso em: 28 mar. 2024.

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