Métodos de ensino e avaliação da aprendizagem de surdos no Ensino Médio: o que dizem os profissionais de Libras-Português?

Autores

  • Edivaldo dos Santos Junior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Tocantins, Palmas, Tocantins, Brasil. E-mail: junior.antropos@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-5327-7703
  • Rivadavia Porto Cavalcante Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Tocantins, Palmas, Tocantins, Brasil. E-mail: riva@ifto.edu.br https://orcid.org/0000-0002-6568-7910
  • Weimar Silva Castilho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Tocantins, Palmas, Tocantins, Brasil. E-mail: weimar@ifto.edu.br
  • Mary Lucia Gomes Silveira de Senna Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Tocantins, Palmas, Tocantins, Brasil. E-mail: marysenna@ifto.edu.br https://orcid.org/0000-0002-4112-5470
  • Jair José Maldaner Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Tocantins, Palmas, Tocantins, Brasil. E-mail: jair@ifto.edu.br https://orcid.org/0000-0002-8288-6583

DOI:

https://doi.org/10.5216/rs.v6.64972

Palavras-chave:

Saberes de linguagem. Adequação metodológica. Educação de surdos. Ensino e Avaliação.

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar e discutir questões relacionadas à adequação dos métodos de ensino e avaliação dos saberes de linguagem na educação de surdos em contexto de aulas regulares do Ensino Médio público. Para tanto, buscou-se fundamentação na Teoria histórico-cultural de Lev Vygotsky, que subsidia a compreensão do papel da linguagem no desenvolvimento humano, e nos aportes de Yves Chevallard e Paulo Freire, sobre as transformações adaptativas dos saberes escolares a serem ensinados e aprendidos no processo educacional, estabelecendo diálogo destes com pesquisadores da área da educação de surdos. O trabalho contou com o método qualitativo, mediante pesquisa exploratória de fontes teóricas, análise documental e de relatos de experiências de três profissionais de Libras-Português, atuantes na educação pública do Tocantins. O resultado da pesquisa revela inadequação dos métodos de ensino e avaliativos, nos quais língua e cultura do surdo são menosprezadas, prevalecendo apenas o método de leitura de texto em português.

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Biografia do Autor

Edivaldo dos Santos Junior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Tocantins, Palmas, Tocantins, Brasil. E-mail: junior.antropos@gmail.com

Mestrando em Educação Profissional Tecnológica - ProfEPT, pelo Instiuto Federal do Tocantins - TO

Intérprete/tradutor de Libras ceritificado pelo Prolibras.

Bacharel em Teologia e professor do Seminário Teológico Batista do Tocantins.

Licenciado em Sociologia.

Rivadavia Porto Cavalcante, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Tocantins, Palmas, Tocantins, Brasil. E-mail: riva@ifto.edu.br

Pesquisador/Doutor em Linguistica e Práticas sociais (PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA)

Weimar Silva Castilho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Tocantins, Palmas, Tocantins, Brasil. E-mail: weimar@ifto.edu.br

Doutor em Sistemas Mecatrônicos pela Universidade de Brasília (2016). Professor do programa ProfEPT (Mestrado em educação profissional e tecnologica - IFTO)

Mary Lucia Gomes Silveira de Senna, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Tocantins, Palmas, Tocantins, Brasil. E-mail: marysenna@ifto.edu.br

 Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP/IPEN). Professora do programa ProfEPT (Mestrado em educação profissional e tecnológica -IFTO)

Jair José Maldaner, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Tocantins, Palmas, Tocantins, Brasil. E-mail: jair@ifto.edu.br

Pesquisador/Doutor coordenador do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), Campus Palmas, IFTO

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Publicado

2021-11-19

Como Citar

SANTOS JUNIOR, E. dos .; CAVALCANTE, R. P. .; CASTILHO, W. S.; SENNA, M. L. G. S. de; MALDANER, J. J. Métodos de ensino e avaliação da aprendizagem de surdos no Ensino Médio: o que dizem os profissionais de Libras-Português?. Revista Sinalizar, Goiânia, v. 6, 2021. DOI: 10.5216/rs.v6.64972. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revsinal/article/view/64972. Acesso em: 18 abr. 2024.

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Artigos