Formação de professores de Libras: o ensino da escrita de sinais nas licenciaturas em Libras

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5216/rs.v6.68358

Keywords:

Sign language writing. Education. Syllabus. Libras.

Abstract

This paper aims to answer the following question: what is the space occupied by sign language writing in the syllabus of undergraduate teacher training courses in Libras offered by Federal Institutions of Higher Education? For the development of the research, documental research, qualitative in character, was chosen. The selection of the courses that make up the corpus of this research was carried out through a search on the e-Mec website. The results showed that the space occupied by sign language writing in the curriculum of undergraduate courses in Libras, offered by Federal Institutions of Higher Education, is still very limited and that, in some cases, the study of sign language writing is not even part of the education of Libras teachers. In the courses where the study the written form of Libras is required, obstacles were found such as reduced workloads and the period in which the subjects are offered.

Downloads

Download data is not yet available.

References

APPLE, M. W. A POLÍTICA DO CONHECIMENTO OFICIAL: FAZ SENTIDO A IDEIA DE UM CURRÍCULO NACIONAL? IN: MOREIRA, A. F. B; SILVA, T. T. (ORG.). CURRÍCULO, CULTURA E SOCIEDADE. SÃO PAULO: CORTEZ, 2002.

BARROS, M. E. ELIS – ESCRITA DAS LÍNGUAS DE SINAIS: PROPOSTA TEÓRICA E VERIFICAÇÃO PRÁTICA. 2008. 192F. TESE (DOUTORADO EM LINGUÍSTICA) – CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, FLORIANÓPOLIS.

BRASIL. CADASTRO NACIONAL DE CURSOS E INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR – CADASTRO E-MEC. DISPONÍVEL EM: . ACESSO EM: 04 DE ABRIL DE 2020.

BRASIL. LEI Nº 10.436, DE 24 DE ABRIL DE 2002. DISPÕE SOBRE A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. IN: DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO, N. 79, SEÇÃO 1, DE 25/4/2002. P. 23. DISPONÍVEL EM: . ACESSO EM: 10 JUN. 2020.

BRASIL. SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS. VIVER SEM LIMITES – PLANO NACIONAL DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA. BRASÍLIA, 2014. DISPONÍVEL EM: . ACESSO EM 15 DE SET. DE 2020.

CERNY, R. Z.; QUADROS, R. M.; BARBOSA, H. FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LETRAS-LIBRAS: CONSTRUINDO O CURRÍCULO. E-CURRICULUM. SÃO PAULO, V. 4, N. 2, JUN 2009. DISPONÍVEL EM: . ACESSO EM: 15 DE SET. DE 2020.

FOUCAULT, M. O SUJEITO E O PODER. IN: DREYFUS, HUBERT L.; RABINOW, PAUL. (ORG.) MICHAEL FOUCAULT: UMA TRAJETÓRIA FILOSÓFICA (PARA ALÉM DO ESTRUTURALISMO E DA HERMENÊUTICA). RIO DE JANEIRO: FORENSE UNIVERSITÁRIA, 1995.

INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS. PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE LETRAS – LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS. DISPONÍVEL EM: . ACESSO EM: 03 DE OUT. DE 2020.

KUMADA, K. M. O.; PRIETO, R. G. DESDOBRAMENTOS DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PARA FORMAÇÃO DO DOCENTE DE LIBRAS. CADERNOS DE PESQUISA, SÃO PAULO, V. 49, N. 173, P. 64-84, SET. 2019. DISPONÍVEL EM: . ACESSO EM: 15 DE SET. DE 2020.

LODI, A. C. B.; LACERDA, C. B. F. FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS: REFLEXÕES SOBRE O IMPACTO DESTA AÇÃO PARA A EDUCAÇÃO. EDUCAÇÃO E FILOSOFIA. UBERLÂNDIA, V. 29, N. ESPECIAL, P. 279 – 299, 2015. DISPONÍVEL EM: . ACESSO EM: 15 DE SET. DE 2020.

PERLIN, G. T. T. O SER E O ESTAR SENDO SURDOS: ALTERIDADE, DIFERENÇA E IDENTIDADE. 2003. 156F. TESE (DOUTORADO EM EDUCAÇÃO) – FACULDADE DE EDUCAÇÃO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL, PORTO ALEGRE.

PRODANOV, C. C. METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO: MÉTODOS E TÉCNICAS DA PESQUISA E DO TRABALHO ACADÊMICO. NOVO HAMBURGO: FEEVALE, 2013.

QUADROS, R. M. O “BI” EM BILINGUISMO NA EDUCAÇÃO DE SURDOS. IN: FERNANDES, EULÁLIA. SURDEZ E BILINGUISMO. PORTO ALEGRE, MEDIAÇÃO, 2012.

SACRISTÁN, J. G. O QUE SIGNIFICA O CURRÍCULO? IN: SACRISTÁN, J. G. (ORG.). SABERES E INCERTEZAS SOBRE O CURRÍCULO. PORTO ALEGRE: PENSO, 2013.

SILVA, E. V. L. S. NARRATIVAS DE PROFESSORES DE SURDOS SOBRE A ESCRITA DE SINAIS. 2013. 113F. DISSERTAÇÃO (MESTRADO EM EDUCAÇÃO) – FACULDADE DE EDUCAÇÃO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL, PORTO ALEGRE.

STUMPF, M. R. APRENDIZAGEM DE ESCRITA DE LÍNGUA DE SINAIS PELO SISTEMA SIGNWRITING: LÍNGUAS DE SINAIS NO PAPEL E NO COMPUTADOR. 2005. 330F. TESE (DOUTORADO EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO) – FACULDADE DE EDUCAÇÃO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL, PORTO ALEGRE.

STUMPF, M. R; WANDERLEY, D. C. QUEM FALA PORTUGUÊS, ESCREVE EM PORTUGUÊS. QUEM FALA INGLÊS, ESCREVE EM INGLÊS. OS SURDOS: ESCREVEM EM QUE LÍNGUA?. IN: REVISTA LETRAS RARAS, CAMPINA GRANDE, V. 5, N. 1, P. 93-107, 2016. HTTP://REVISTAS.UFCG.EDU.BR/CH/INDEX.PHP/RLR/ARTICLE/VIEW/586. ACESSO EM: 09 DE JUNHO DE 2019.

STUMPF, M. R; LUCHI, M. ASPECTOS LINGUÍSTICOS DA ESCRITA DE SINAIS. IN: STUMPF, M. R; QUADROS, R. M. (ORGS.). ESTUDOS DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS IV. FLORIANÓPOLIS: INSULAR, 2018.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE. EMENTÁRIO. DISPONÍVEL EM: . ACESSO EM: 03 DE OUT. DE 2020.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. PPC DO CURSO DE LETRAS-LIBRAS. DISPONÍVEL EM: . ACESSO EM: 03 DE OUT. DE 2020.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ. PPC E DISCIPLINAS OFERTADAS. DISPONÍVEL EM: . ACESSO EM: 03 DE OUT. DE 2020.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CURSO DE LETRAS – LIBRAS. DISPONÍVEL EM: . ACESSO EM: 03 DE OUT. DE 2020.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE. RESOLUÇÃO 08/2016, DE 16 DE AGOSTO DE 2016. DISPONÍVEL EM: . ACESSO EM: 03 DE OUT. DE 2020.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI. LETRAS-LIBRAS DISPONÍVEL EM: < HTTPS://WWW.UFCA.EDU.BR/CURSOS/GRADUACAO/LETRAS-LIBRAS/>. ACESSO EM: 03 DE OUT. DE 2020.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO. DISPONÍVEL EM: . ACESSO EM: 03 DE OUT. DE 2020.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS. PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE LETRAS – LIBRAS, LICENCIATURA. DISPONÍVEL EM: . ACESSO EM: 03 DE OUT. DE 2020.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUÍZ DE FORA. PROJETO PEDAGOGICO DO CURSO DE GRADUAÇÃO LETRAS-LIBRAS (LICENCIATURA). DISPONÍVEL EM: . ACESSO EM: 03 DE OUT. DE 2020.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS – LICENCIATURA EM LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS. DISPONÍVEL EM: . ACESSO EM: 03 DE OUT. DE 2020.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. RESOLUÇÃO 4.661, DE 28 DE ABRIL DE 2015. DISPONÍVEL EM: . ACESSO EM: 03 DE OUT. DE 2020.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. CURRÍCULO DO CURSO. DISPONÍVEL EM: . ACESSO EM: 03 DE OUT. DE 2020.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. CURRÍCULO DO CURSO DE GRADUAÇÃO/ LICENCIATURA EM LETRAS – LIBRAS. DISPONÍVEL EM: . ACESSO EM: 03 DE OUT. DE 2020.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ. PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS-LIBRAS PRESENCIAL. DISPONÍVEL EM: . ACESSO EM: 03 DE OUT. DE 2020.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO. DISPONÍVEL EM: . ACESSO EM: 03 DE OUT. DE 2020.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. CURSO DE GRADUAÇÃO EM LICENCIATURA EM LETRAS – LIBRAS. DISPONÍVEL EM: . ACESSO EM: 03 DE OUT. DE 2020.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CURSO DE LETRAS – LIBRAS LICENCIATURA. DISPONÍVEL EM: . ACESSO EM: 03 DE OUT. DE 2020.

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA. PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE LETRAS LIBRAS. DISPONÍVEL EM: . ACESSO EM: 03 DE OUT. DE 2020.

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO. CURRÍCULO. DISPONÍVEL EM: . ACESSO EM: 03 DE OUT. DE 2020.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CURSO DE LETRAS LIBRAS. DISPONÍVEL EM: . ACESSO EM: 03 DE OUT. DE 2020.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. CURRÍCULO DO CURSO. DISPONÍVEL EM: . ACESSO EM: 03 DE OUT. DE 2020.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SERGIPE. COMPONENTES CURRICULARES. DISPONÍVEL EM: .ACESSO EM: 03 DE OUT. DE 2020.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS. MATRIZ CURRICULAR. DISPONÍVEL EM: . ACESSO EM: 03 DE OUT. DE 2020.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. FICHA DE COMPONENTE CURRICULAR. DISPONÍVEL EM: . ACESSO EM: 03 DE OUT. DE 2020.

Published

2021-11-04

How to Cite

MORAES, F. F. da S. Formação de professores de Libras: o ensino da escrita de sinais nas licenciaturas em Libras. Revista Sinalizar, Goiânia, v. 6, 2021. DOI: 10.5216/rs.v6.68358. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revsinal/article/view/68358. Acesso em: 18 sep. 2024.