The use of brazilian sign language to promote inclusion in museums: reviewing the literature

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5216/rs.v6.63943

Keywords:

Brazilian Sign Language - Libras, Museum, Inclusion, Deaf

Abstract

This work’s main goal was to understand how the elaboration and execution of specific activities in museums focused on the deaf community could be aligned for the inclusion of these visitors. For data collection, a bibliographic search was carried out using the online databases BDTD-IBICT and Google Scholar, covering the years 2009 and 2019. The results obtained were divided into three axes: human resources, structural resources and visual aids. The conclusion is that the presence of mediators and deaf employees is essential as a condition for the elaboration of activities, but also the presence of trained personnel capable of translating and interpreting elements. Institutions should organize and provide specialized training activities aimed at employees and the general community, expanding accessibility. It is suggested to create a specific coordination to deal with issues involving accessibility and inclusion, allowing the development of meaningful and specialized activities for the Deaf.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Gabriela Heck, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. E-mail: heck.gs@gmail.com

ossui graduação em Ciências Biológicas -Licenciatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2015-2018), com Menção Honrosa e Láurea Acadêmica. Atualmente é Mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul com bolsa de Dedicação Exclusiva da CAPES (2019- atual). Tem certificação em Curso em Língua Brasileira de Sinais nível Básico (2018), Intermediário (2019) e Avançado (2019) pela Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos - FENEIS-RS. Trabalhou como bolsista de Iniciação Científica no Laboratório de Bioquímica Estrutural (LaBioQuEst - PUCRS), com pesquisas relacionadas à Docking Molecular; no Laboratório de Geobiologia do Instituto do Petróleo e dos Recursos Naturais (IPR-PUCRS), exercendo experimentos com cultivo de microrganismos obtidos a partir de folhas e submetidos a diferentes meios e atmosferas, para simular as condições do planeta Marte; e no Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT-PUCRS) com Educação Inclusiva e atividades em Libras, realizando ?Minutos da Ciência? sobre a Língua Brasileira de Sinais na exposição do museu. Atualmente pesquisa temas relacionados à Educação Inclusiva, Educação de Surdos, Educação em Libras e Educação em Espaços não-formais de Ensino. 

José Luis Schifino Ferraro, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. E-mail: jose.luis@pucrs.br

Doutor em Educação. Professor dos Programas de Pós-Graduação em Educação e Educação em Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

References

ALBUQUERQUE, ROBERTA SILVA VILARIÑO AGUILERA. AS VOZES E A MEMÓRIA DO SILÊNCIO: A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO DOS MUSEUS NA RECONSTITUIÇÃO E NA PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA SURDA. RIO DE JANEIRO. 2018. DISSERTAÇÃO (MESTRADO EM MEMÓRIA E ACERVOS) – PPGMA, FUNDAÇÃO CASA DE RUI BARBOSA, RIO DE JANEIRO, 2018. DISPONÍVEL EM: HTTP://RUBI.CASARUIBARBOSA.GOV.BR/HANDLE/20.500.11997/7160. ACESSO EM: 07 JAN. 2020.

ARAÚJO, VERA LÚCIA SANTIAGO; ALVES, SORAYA FERREIRA. TRADUÇÃO AUDIOVISUAL ACESSÍVEL (TAVA): AUDIODESCRIÇÃO, JANELA DE LIBRAS E LEGENDAGEM PARA SURDOS E ENSURDECIDOS. TRABALHOS EM LINGÜÍSTICA APLICADA, V. 56, N. 2, P. 305, 2017. DISPONÍVEL EM: HTTP://SEARCH.PROQUEST.COM/OPENVIEW/248B5B04B6277F0396174EC13B51F52B/1?PQ-ORIGSITE=GSCHOLAR&CBL=2040303. ACESSO EM: 07 JAN. 2020.

ASSIS, ELISA PRADO DE. ACESSIBILIDADE NOS BENS CULTURAIS IMÓVEIS: POSSIBILIDADE E LIMITES NOS MUSEUS E CENTROS CULTURAIS. 2012. DISSERTAÇÃO (MESTRADO EM ARQUITETURA E URBANISMO) – FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, SÃO PAULO, 2012. DISPONÍVEL EM: HTTP://WWW.TESES.USP.BR/TESES/DISPONIVEIS/16/16133/TDE-23052012-144557/PUBLICO/ELISA_PRADO_ASSIS_ME.PDF. ACESSO EM: 07 JAN. 2020.

BISOL, CLÁUDIA; SPERB, TANIA MARA. DISCOURSES ON DEAFNESS: DISABILITY, DIFFERENCE, SINGULARITY AND CONSTRUCTION OF MEANING. PSIC.: TEOR. E PESQ. VOL.26, N.1, PP.07-13, 2010.

BRASIL. LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015. INSTITUI A LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA (ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA). CÂMARA DOS DEPUTADOS. BRASÍLIA, 2015. DISPONÍVEL EM: HTTPS://WWW.CNMP.MP.BR/PORTAL/IMAGES/LEI_BRASILEIRA_INCLUSAO__PESSOA__DEFICIENCIA.PDF. ACESSO EM 7 NOV. 2019.

CHALHUB, TANIA. ACESSIBILIDADE A MUSEUS BRASILEIROS: REFLEXÕES SOBRE A INCLUSÃO DE SURDOS. TENDÊNCIAS DA PESQUISA BRASILEIRA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, V.7, N.2, 2014. ACESSO EM: HTTP://WWW.BRAPCI.INF.BR/INDEX.PHP/ARTICLE/VIEW/0000017428/58B18C5F0BDCFA08826A6ED04F7D4F16. ACESSO EM: 07 JAN. 2020.

CHALHUB, TANIA; BENCHIMOL, ALEGRIA; ROCHA, LUÍSA MARIA GOMES DE MATTOS. ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO: A INFORMAÇÃO EM MUSEUS PARA OS SURDOS. IN: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 16, 2015, JOÃO PESSOA. ANAIS. JOÃO PESSOA: UFPB, 2017. DISPONÍVEL EM: HTTP://REPOSITORIOS.QUESTOESEMREDE.UFF.BR/REPOSITORIOS/HANDLE/123456789/2997. ACESSO EM: 07 JAN. 2020.

CHALHUB, TANIA; GOMES, MARISA. MUSEUS COMO ATIVIDADE EDUCATIVA: O QUE PENSAM OS ALUNOS SURDOS SOBRE ACESSIBILIDADE? IN: XIX ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XIX ENANCIB), 2018, LONDRINA, ANAIS. LONDRINA: UEL, 2018. DISPONÍVEL EM: HTTP://ENANCIB.MARILIA.UNESP.BR/INDEX.PHP/XIX_ENANCIB/XIXENANCIB/PAPER/VIEW/1172. ACESSO EM: 07 JAN. 2020.

GOMES, EDUARDO ANDRADE; SOUZA, VINICIUS CATÃO DE ASSIS; SOARES, CHARLEY PEREIRA. ARTICULAÇÃO DO CONHECIMENTO EM MUSEUS DE CIÊNCIAS NA BUSCA POR INCLUIR ESTUDANTES SURDOS: ANALISANDO AS POSSIBILIDADES PARA SE CONTEMPLAR A DIVERSIDADE EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO. EXPERIÊNCIAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS, V. 10, N. 1, P. 81-97, 2015.

LEÃO, GABRIEL BERTOZZI DE OLIVEIRA E SOUSA; SOFIATO, CÁSSIA GECIAUSKAS; OLIVEIRA, MARGARETE DE. A IMAGEM NA EDUCAÇÃO DE SURDOS: USOS EM ESPAÇOS FORMAIS E NÃO FORMAIS DE ENSINO. REVISTA DE EDUCAÇÃO PUC-CAMPINAS, CAMINAS, SÃO PAULO, V. 22, N. 1, P. 51-63, 2017. DISPONÍVEL EM: HTTP://PERIODICOS.PUC-CAMPINAS.EDU.BR/SEER/INDEX.PHP/REVEDUCACAO/ARTICLE/VIEW/3001. ACESSO EM: 07 JAN. 2020.

OLIVEIRA, MARGARETE DE. CULTURA E INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO EM MUSEUS: PROCESSOS DE FORMAÇÃO EM MEDIAÇÃO PARA EDUCADORES SURDOS. 2015. DISSERTAÇÃO (MESTRADO EM INTERUNIDADES EM MUSEOLOGIA) - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, SÃO PAULO, 2015. DISPONÍVEL EM: HTTPS://WWW.TESES.USP.BR/TESES/DISPONIVEIS/103/103131/TDE-12112015-165232/PT-BR.PHP. ACESSO EM: 20 DE ABRIL DE 2021.

OLIVEIRA, RAQUEL PAIM DE. PROPOSTA DE ACESSIBILIDADE PARA A COMUNIDADE SURDA NO MUSEU AFRO-BRASILEIRO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. 2018. MONOGRAFIA (GRADUAÇÃO EM MUSEOLOGIA) – FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, SALVADOR, 2018. DISPONÍVEL EM: HTTPS://REPOSITORIO.UFBA.BR/RI/BITSTREAM/RI/27164/1/VERS%C3%83O%20FINAL%20TCC%20-%20RAQUEL%20PAIM%20DE%20OLIVEIRA.PDF. ACESSO EM 07 JAN. 2020.

PEREIRA, SARITA ARAÚJO. A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIA PARA AMPLIAR A EXPERIÊNCIA SONORA/VIBRATÓRIA DE SURDOS. 2016. 116 F. DISSERTAÇÃO (MESTRADO EM ARTES) - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA, UBERLÂNDIA, 2016. DISPONÍVEL EM: HTTP://REPOSITORIO.UFU.BR/HANDLE/123456789/18027. ACESSO EM: 07 JAN. 2020.

QUADROS, RONICE MÜLLER DE. EDUCAÇÃO DE SURDOS: A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM. PORTO ALEGRE: ARTMED, 1997.

SANTOS, JULIANA MOURTHÉ; ALVIM, MARINA NEIVA. EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM ESPAÇOS NÃO-ESCOLARES: UM ESTUDO DE CASO DO MUSEU DAS MINAS E DO METAL EM BELO HORIZONTE, MG. ACERVO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA, BELO HORIZONTE, MINAS GERAIS, N. 1, 2014. DISPONÍVEL EM: HTTPS://WWW.METODISTA.BR/REVISTAS-IZABELA/INDEX.PHP/AIC/ARTICLE/VIEW/696. ACESSO EM: 07 JAN. 2020.

SILVA, ALINE DA CRUZ PORTO. MUSEU VIRTUAL DA HISTÓRIA E MEMÓRIA DA COMUNIDADE SURDA: O CONTEXTO E O PERCURSO DE CRIAÇÃO. 86F. IL. 2015. MEMORIAL NARRATIVO-DESCRITIVO (MESTRADO PROFISSIONAL) – UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA, SALVADOR, 2015. DISPONÍVEL EM: HTTP://WWW.CDI.UNEB.BR/SITE/WP-CONTENT/UPLOADS/2016/03/ALINE-DA-CRUZ-PORTO-SILVA.PDF. ACESSO EM: 07 JAN. 2020.

SILVA, JOÃO PAULO FERREIRA; ROJAS, ANGELINA ACCETTA; TEIXEIRA, GERLINDE AGATE PLATAIS BRASIL. ACESSIBILIDADE COMUNICACIONAL AOS SURDOS EM AMBIENTES CULTURAIS. CONHECIMENTO & DIVERSIDADE, V. 7, N. 13, P. 103-115, 2015. DISPONÍVEL EM: HTTPS://WWW.REVISTAS.UNILASALLE.EDU.BR/INDEX.PHP/CONHECIMENTO_DIVERSIDADE/ARTICLE/VIEWFILE/1787/1427. ACESSO EM: 07 JAN. 2020.

SOARES, MARIA HELENA ALEMANY; PEREIRA, JANAÍ DE ABREU; PATERNO, UÉSLEI, VINAS, ABENAMAR CRISTIAN ELCARAS. A INCLUSÃO DO SURDO NOS ESPAÇOS CULTURAIS E TURÍSTICOS DE FLORIANÓPOLIS. REVISTA VIRTUAL DE CULTURA SURDA, N. 11, 2013. DISPONÍVEL EM: HTTPS://EDITORA-ARARA-AZUL.COM.BR/SITE/ADMIN/CKFINDER/USERFILES/FILES/8)%20PATERNO%20%26%20CIA%20REVISTA%2011.PDF. ACESSO EM: 07 JAN. 2020.

TORRES, JULIANA GROTTI VIDAL. O DIREITO CULTURAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA. 2012. TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (GESTÃO DE PROJETOS CULTURAIS E ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS) – UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, SÃO PAULO, 2012. DISPONÍVEL EM: HTTP://CELACC.ECA.USP.BR/?Q=PT-BR/TCC_CELACC/DIREITO-CULTURAL-DA-PESSOA-DEFICIENCIA. ACESSO EM: 20 ABR. 2021.

Published

2021-06-02

How to Cite

HECK, G.; FERRARO, J. L. S. The use of brazilian sign language to promote inclusion in museums: reviewing the literature. Revista Sinalizar, Goiânia, v. 6, 2021. DOI: 10.5216/rs.v6.63943. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revsinal/article/view/63943. Acesso em: 16 jul. 2024.