The use of brazilian sign language to promote inclusion in museums: reviewing the literature
DOI:
https://doi.org/10.5216/rs.v6.63943Keywords:
Brazilian Sign Language - Libras, Museum, Inclusion, DeafAbstract
This work’s main goal was to understand how the elaboration and execution of specific activities in museums focused on the deaf community could be aligned for the inclusion of these visitors. For data collection, a bibliographic search was carried out using the online databases BDTD-IBICT and Google Scholar, covering the years 2009 and 2019. The results obtained were divided into three axes: human resources, structural resources and visual aids. The conclusion is that the presence of mediators and deaf employees is essential as a condition for the elaboration of activities, but also the presence of trained personnel capable of translating and interpreting elements. Institutions should organize and provide specialized training activities aimed at employees and the general community, expanding accessibility. It is suggested to create a specific coordination to deal with issues involving accessibility and inclusion, allowing the development of meaningful and specialized activities for the Deaf.
Downloads
References
ALBUQUERQUE, ROBERTA SILVA VILARIÑO AGUILERA. AS VOZES E A MEMÓRIA DO SILÊNCIO: A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO DOS MUSEUS NA RECONSTITUIÇÃO E NA PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA SURDA. RIO DE JANEIRO. 2018. DISSERTAÇÃO (MESTRADO EM MEMÓRIA E ACERVOS) – PPGMA, FUNDAÇÃO CASA DE RUI BARBOSA, RIO DE JANEIRO, 2018. DISPONÍVEL EM: HTTP://RUBI.CASARUIBARBOSA.GOV.BR/HANDLE/20.500.11997/7160. ACESSO EM: 07 JAN. 2020.
ARAÚJO, VERA LÚCIA SANTIAGO; ALVES, SORAYA FERREIRA. TRADUÇÃO AUDIOVISUAL ACESSÍVEL (TAVA): AUDIODESCRIÇÃO, JANELA DE LIBRAS E LEGENDAGEM PARA SURDOS E ENSURDECIDOS. TRABALHOS EM LINGÜÍSTICA APLICADA, V. 56, N. 2, P. 305, 2017. DISPONÍVEL EM: HTTP://SEARCH.PROQUEST.COM/OPENVIEW/248B5B04B6277F0396174EC13B51F52B/1?PQ-ORIGSITE=GSCHOLAR&CBL=2040303. ACESSO EM: 07 JAN. 2020.
ASSIS, ELISA PRADO DE. ACESSIBILIDADE NOS BENS CULTURAIS IMÓVEIS: POSSIBILIDADE E LIMITES NOS MUSEUS E CENTROS CULTURAIS. 2012. DISSERTAÇÃO (MESTRADO EM ARQUITETURA E URBANISMO) – FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, SÃO PAULO, 2012. DISPONÍVEL EM: HTTP://WWW.TESES.USP.BR/TESES/DISPONIVEIS/16/16133/TDE-23052012-144557/PUBLICO/ELISA_PRADO_ASSIS_ME.PDF. ACESSO EM: 07 JAN. 2020.
BISOL, CLÁUDIA; SPERB, TANIA MARA. DISCOURSES ON DEAFNESS: DISABILITY, DIFFERENCE, SINGULARITY AND CONSTRUCTION OF MEANING. PSIC.: TEOR. E PESQ. VOL.26, N.1, PP.07-13, 2010.
BRASIL. LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015. INSTITUI A LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA (ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA). CÂMARA DOS DEPUTADOS. BRASÍLIA, 2015. DISPONÍVEL EM: HTTPS://WWW.CNMP.MP.BR/PORTAL/IMAGES/LEI_BRASILEIRA_INCLUSAO__PESSOA__DEFICIENCIA.PDF. ACESSO EM 7 NOV. 2019.
CHALHUB, TANIA. ACESSIBILIDADE A MUSEUS BRASILEIROS: REFLEXÕES SOBRE A INCLUSÃO DE SURDOS. TENDÊNCIAS DA PESQUISA BRASILEIRA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, V.7, N.2, 2014. ACESSO EM: HTTP://WWW.BRAPCI.INF.BR/INDEX.PHP/ARTICLE/VIEW/0000017428/58B18C5F0BDCFA08826A6ED04F7D4F16. ACESSO EM: 07 JAN. 2020.
CHALHUB, TANIA; BENCHIMOL, ALEGRIA; ROCHA, LUÍSA MARIA GOMES DE MATTOS. ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO: A INFORMAÇÃO EM MUSEUS PARA OS SURDOS. IN: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 16, 2015, JOÃO PESSOA. ANAIS. JOÃO PESSOA: UFPB, 2017. DISPONÍVEL EM: HTTP://REPOSITORIOS.QUESTOESEMREDE.UFF.BR/REPOSITORIOS/HANDLE/123456789/2997. ACESSO EM: 07 JAN. 2020.
CHALHUB, TANIA; GOMES, MARISA. MUSEUS COMO ATIVIDADE EDUCATIVA: O QUE PENSAM OS ALUNOS SURDOS SOBRE ACESSIBILIDADE? IN: XIX ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XIX ENANCIB), 2018, LONDRINA, ANAIS. LONDRINA: UEL, 2018. DISPONÍVEL EM: HTTP://ENANCIB.MARILIA.UNESP.BR/INDEX.PHP/XIX_ENANCIB/XIXENANCIB/PAPER/VIEW/1172. ACESSO EM: 07 JAN. 2020.
GOMES, EDUARDO ANDRADE; SOUZA, VINICIUS CATÃO DE ASSIS; SOARES, CHARLEY PEREIRA. ARTICULAÇÃO DO CONHECIMENTO EM MUSEUS DE CIÊNCIAS NA BUSCA POR INCLUIR ESTUDANTES SURDOS: ANALISANDO AS POSSIBILIDADES PARA SE CONTEMPLAR A DIVERSIDADE EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO. EXPERIÊNCIAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS, V. 10, N. 1, P. 81-97, 2015.
LEÃO, GABRIEL BERTOZZI DE OLIVEIRA E SOUSA; SOFIATO, CÁSSIA GECIAUSKAS; OLIVEIRA, MARGARETE DE. A IMAGEM NA EDUCAÇÃO DE SURDOS: USOS EM ESPAÇOS FORMAIS E NÃO FORMAIS DE ENSINO. REVISTA DE EDUCAÇÃO PUC-CAMPINAS, CAMINAS, SÃO PAULO, V. 22, N. 1, P. 51-63, 2017. DISPONÍVEL EM: HTTP://PERIODICOS.PUC-CAMPINAS.EDU.BR/SEER/INDEX.PHP/REVEDUCACAO/ARTICLE/VIEW/3001. ACESSO EM: 07 JAN. 2020.
OLIVEIRA, MARGARETE DE. CULTURA E INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO EM MUSEUS: PROCESSOS DE FORMAÇÃO EM MEDIAÇÃO PARA EDUCADORES SURDOS. 2015. DISSERTAÇÃO (MESTRADO EM INTERUNIDADES EM MUSEOLOGIA) - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, SÃO PAULO, 2015. DISPONÍVEL EM: HTTPS://WWW.TESES.USP.BR/TESES/DISPONIVEIS/103/103131/TDE-12112015-165232/PT-BR.PHP. ACESSO EM: 20 DE ABRIL DE 2021.
OLIVEIRA, RAQUEL PAIM DE. PROPOSTA DE ACESSIBILIDADE PARA A COMUNIDADE SURDA NO MUSEU AFRO-BRASILEIRO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. 2018. MONOGRAFIA (GRADUAÇÃO EM MUSEOLOGIA) – FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, SALVADOR, 2018. DISPONÍVEL EM: HTTPS://REPOSITORIO.UFBA.BR/RI/BITSTREAM/RI/27164/1/VERS%C3%83O%20FINAL%20TCC%20-%20RAQUEL%20PAIM%20DE%20OLIVEIRA.PDF. ACESSO EM 07 JAN. 2020.
PEREIRA, SARITA ARAÚJO. A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIA PARA AMPLIAR A EXPERIÊNCIA SONORA/VIBRATÓRIA DE SURDOS. 2016. 116 F. DISSERTAÇÃO (MESTRADO EM ARTES) - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA, UBERLÂNDIA, 2016. DISPONÍVEL EM: HTTP://REPOSITORIO.UFU.BR/HANDLE/123456789/18027. ACESSO EM: 07 JAN. 2020.
QUADROS, RONICE MÜLLER DE. EDUCAÇÃO DE SURDOS: A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM. PORTO ALEGRE: ARTMED, 1997.
SANTOS, JULIANA MOURTHÉ; ALVIM, MARINA NEIVA. EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM ESPAÇOS NÃO-ESCOLARES: UM ESTUDO DE CASO DO MUSEU DAS MINAS E DO METAL EM BELO HORIZONTE, MG. ACERVO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA, BELO HORIZONTE, MINAS GERAIS, N. 1, 2014. DISPONÍVEL EM: HTTPS://WWW.METODISTA.BR/REVISTAS-IZABELA/INDEX.PHP/AIC/ARTICLE/VIEW/696. ACESSO EM: 07 JAN. 2020.
SILVA, ALINE DA CRUZ PORTO. MUSEU VIRTUAL DA HISTÓRIA E MEMÓRIA DA COMUNIDADE SURDA: O CONTEXTO E O PERCURSO DE CRIAÇÃO. 86F. IL. 2015. MEMORIAL NARRATIVO-DESCRITIVO (MESTRADO PROFISSIONAL) – UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA, SALVADOR, 2015. DISPONÍVEL EM: HTTP://WWW.CDI.UNEB.BR/SITE/WP-CONTENT/UPLOADS/2016/03/ALINE-DA-CRUZ-PORTO-SILVA.PDF. ACESSO EM: 07 JAN. 2020.
SILVA, JOÃO PAULO FERREIRA; ROJAS, ANGELINA ACCETTA; TEIXEIRA, GERLINDE AGATE PLATAIS BRASIL. ACESSIBILIDADE COMUNICACIONAL AOS SURDOS EM AMBIENTES CULTURAIS. CONHECIMENTO & DIVERSIDADE, V. 7, N. 13, P. 103-115, 2015. DISPONÍVEL EM: HTTPS://WWW.REVISTAS.UNILASALLE.EDU.BR/INDEX.PHP/CONHECIMENTO_DIVERSIDADE/ARTICLE/VIEWFILE/1787/1427. ACESSO EM: 07 JAN. 2020.
SOARES, MARIA HELENA ALEMANY; PEREIRA, JANAÍ DE ABREU; PATERNO, UÉSLEI, VINAS, ABENAMAR CRISTIAN ELCARAS. A INCLUSÃO DO SURDO NOS ESPAÇOS CULTURAIS E TURÍSTICOS DE FLORIANÓPOLIS. REVISTA VIRTUAL DE CULTURA SURDA, N. 11, 2013. DISPONÍVEL EM: HTTPS://EDITORA-ARARA-AZUL.COM.BR/SITE/ADMIN/CKFINDER/USERFILES/FILES/8)%20PATERNO%20%26%20CIA%20REVISTA%2011.PDF. ACESSO EM: 07 JAN. 2020.
TORRES, JULIANA GROTTI VIDAL. O DIREITO CULTURAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA. 2012. TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (GESTÃO DE PROJETOS CULTURAIS E ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS) – UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, SÃO PAULO, 2012. DISPONÍVEL EM: HTTP://CELACC.ECA.USP.BR/?Q=PT-BR/TCC_CELACC/DIREITO-CULTURAL-DA-PESSOA-DEFICIENCIA. ACESSO EM: 20 ABR. 2021.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.