Creating games for teaching brazilian sign language and sing writing (ELIS): verification and practice

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5216/rs.v5.63083

Keywords:

Games, Teaching and learning, ELiS, Libras

Abstract

The usage of games has been one of the most utilized pedagogical practices in the teaching of oral and sign languages. Research shows that this resource helps students understand the content and promotes a pleasant and entertaining environment during tasks. The main goal of this work was to present four games for the teaching of Brazilian Sign Language (Libras), and the Writing of Sign Sign Language (ELiS), describe how to play them in the classroom and show their efficacy. In order to do so, after the application of four games, a research was done with the utilization of field diaries as an instrument for data collection, which highlighted the positive results of these activities

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Guilherme Gonçalves De Freitas, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil

Possui graduação em Licenciatura em Letras: Libras pela Universidade Federal de Goiás (2016), especialização em Linguística das Línguas de sinais pela Universidade Federal de Goiás (2018) e mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2020) com estudo desenvolvido com a escrita das línguas de sinais (ELiS). Atua no ensino superior desde 2018, nas áreas de linguística e ensino de Libras e ELiS. Tem proficiência do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez /Goiás- (CAS/GO ) para atuar como intérprete de Libras. Atuou como voluntário nos jogos olímpicos Rio 2016 na função de intérprete de Libras. Atualmente, é colaborador do grupo de pesquisa do Laboratório de Leitura e Escrita em Língua de Sinais - LALELIS e membro do Grupo de Pesquisa Educação bilíngue e ensino/aprendizagem das línguas de sinais, no qual desenvolve estudos sobre ensino-aprendizagem de Libras/ELiS, formação de professores e inclusão pela Universidade Federal de Goiás

Andréa dos Guimarães de Carvalho, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil.

Doutora em Letras/Linguística pela Universidade de Brasília (UnB), Mestre em Educação pela UFG, graduada em Letras:Libras pela UFG, Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1996), em Pedagogia pela UAB/UnB (2013) e em Letras/Libras pela UFG/GO (2016). Especialista em Audilogia pelo CEFAC (2002), em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar pela UnB (2008) e Especialista em Docência em Libras (2016). Atualmente é professora efetiva da Universidade Federal de Goiás (UFG), nas disciplinas de linguística em língua de sinais, ensino de Libras e literatura surda desde 2016 e do Curso de Pós-Graduação em Libras pela UFG e pela Uníntese. Atua nas áreas de Linguística das Línguas de Sinais, Ensino de Libras e da Escrita da Línguas de Sinais ELiS. Compõe o grupo de pesquisa do Laboratório LALELiS - Laboratório de Leitura e Escrita das Línguas de Sinais. Tem experiência complementar como professora-instrutora no Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e como professora temporária pela Secretaria Estadual de Educação do Estado de Goiás e em Educação a Distância (EAD) como tutora presencial e a distância pelo Instituto Federal Goiano (bolsista

Published

2020-10-01

How to Cite

DE FREITAS, G. G.; DOS GUIMARÃES DE CARVALHO, A. . Creating games for teaching brazilian sign language and sing writing (ELIS): verification and practice. Revista Sinalizar, Goiânia, v. 5, 2020. DOI: 10.5216/rs.v5.63083. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revsinal/article/view/63083. Acesso em: 16 jul. 2024.