Memórias, histórias e narrativas da liderança surda na luta pela cidadania: da semente plantada à árvore crescida
DOI:
https://doi.org/10.5216/rs.v6.69252Palavras-chave:
Liderança surda, Surdo cidadão, História surdaResumo
Neste artigo, narro a história dos acontecimentos de 1999, a partir das memórias registradas em fotos e depoimentos, que representam um marco inicial do movimento da comunidade surda que lutou para o reconhecimento da Língua de Sinais Brasileira, a Libras. Antigamente, nossas mãos eram atadas. Agora, temos mãos livres. E com as mãos livres nosso pensamento se libertou. Apresento algumas referências que construíram nossa história e associo a ideia de uma semente de árvore que no solo escuro adquire forças para desabrochar e crescer, espalhando seus frutos. Considero que ainda existe e sempre existirá luta no campo da Educação de Surdos e das Políticas Públicas para surdos. Convido a todos para continuarmos semeando nossa história, realizando todos os anos a passeata nacional no dia 26 de setembro.
Downloads
Referências
CALDAS, A. L. P. Movimento Surdo: Identidade, língua, cultura. In: PERLIN, G.; STUMPF, M. (Orgs.). Um olhar sobre nós surdos: leituras contemporâneas. Curitiba: Editora CRV, 2012. p. 139-147.
DALL’ALBA, C. Movimento Surdo e Educação: Negociação de Cultura Surda. 2013. 94 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013. Disponível em: <https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/7063/DALL%20ALBA%2C%20CARILISSA.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 10 fev. 2019.
FENEIS. A educação que nós surdos queremos. 1999. Disponível em: <https://pt.scribd.com/document/54492509/A-EDUCACAO-QUE-NOS-SURDOS-QUEREMOS>. Acesso em: 18 fev. 2019.
FERNANDES, S.; MOREIRA, L. C. Políticas de educação bilíngue para surdos: o contexto brasileiro. Educar em Revista, Curitiba, n. spe-2, p. 51-69, 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602014000600005&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 26 fev. 2019.
FERRAZ, R. de A. O Mundo Surdo: Passeata dos Surdos – luta e comemo-ração. 2009. Monografia (Especialização em Educação Especial: Estudos Surdos), Faculdade Santa Helena, Recife, Pernambuco, 2009. Disponível em: <http://www.educacao.pe.gov.br/portal/upload/galeria/750/monografia_rafael_a_ferraz.pdf>. Acesso em: 27 fev. 2019.
GOÉS, C. Informação verbal. [fev. 2019]. Entrevista cedida a Ana Luiza Paganelli Caldas. Porto Alegre, 2019).
MARTINS, C. R. Informação verbal. [fev. 2019]. Entrevista cedida a Ana Luiza Paganelli Caldas. Porto Alegre, 2019.
MÖRSCHBÄCHER, E. G. Informação verbal. [fev. 2019]. Entrevista cedida a Ana Luiza Paganelli Caldas. Porto Alegre, 2019.
PERLIN, G.; QUADROS, R. M. de. Ouvinte: o outro do ser surdo. In: QUADROS, R. (Org.). Estudos Surdos I, Petrópolis, RJ: Arara Azul, 2006, p. 166-185. Disponível em: <https://www.editora-arara-azul.com.br/ParteA.pdf>. Acesso em: 10 fev. 2019.
PERAZZOLO, G. Informação verbal. [fev. 2019]. Entrevista cedida a Ana Luiza Paganelli Caldas. Porto Alegre, 2019.
PEREIRA, M. C. P. Informação verbal. [fev. 2019]. Entrevista cedida a Ana Luiza Paganelli Caldas. Porto Alegre, 2019.
THOMA, A. Site Educação de Surdos – memórias e narrativas. 2008. De Adriana para Ana Luiza. Disponível em: http://memoriasnaeducacaodesurdos.blogspot.com/2008/10/de-adriana-para-ana-luiza.html. Acesso em: 07 dez. 2021.
______; KLEIN, M. Experiências educacionais, movimentos e lutas surdas co-mo condições de possibilidade para uma educação de surdos no Brasil. Ca-dernos de Educação, Pelotas, RS, ano 19, n. 36, p. 107-131, 2010. Disponí-vel em: <https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/1603>. Acesso em: 10 fev. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.