Análise de livros didáticos de português com foco no ensino bilíngue para alunos surdos

Autores

  • Osilene Maria de Sá e Silva da Cruz Instituto Nacional de Educação de Surdos, Rio de Janeiro, Brasil. E-mail: osileneacruz@gmail.com
  • Renata Soneghetti Cauper Pinto Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil / Secretaria Municipal de Educação de Queimados, Rio de Janeiro, Brasil. E-mail: renata.aulas@gmail.com https://orcid.org/0000-0001-7077-5328

DOI:

https://doi.org/10.5216/rs.v6.68462

Palavras-chave:

Análise de Material Didático. Libras – Língua Portuguesa. Letramento e Ensino para Surdos. Checklist

Resumo

Esta pesquisa apresenta a análise de dois livros didáticos de língua portuguesa do 8º ano do Ensino Fundamental, disponibilizados pelo Governo Federal para escolas com sistema regular/inclusivo e escolas bilíngues para surdos, como o Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES. A pesquisa tem como principal objetivo mostrar em que aspectos o corpus analisado atende (ou não) às demandas de alunos surdos. Por meio de pesquisa bibliográfica, analisamos o gênero textual entrevista, abordado nas unidades didáticas dos livros “Português: conexão e uso” e “Tecendo linguagens: Língua Portuguesa”. Os procedimentos partem da proposta de ensino baseado em gêneros (RAMOS, 2004) e o instrumento de análise consiste em um checklist (CRUZ; MORAIS, 2019) para verificar materiais didáticos adotados no ensino. A fundamentação teórica ampara-se, principalmente, em Kleiman (1995), Lodi (2017) e Antunes (2003 e 2007), para que o professor selecione material com metodologias mais acessíveis aos surdos.

 

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Publicado

2021-11-11

Como Citar

CRUZ, O. M. de S. e S. da .; PINTO, R. S. C. Análise de livros didáticos de português com foco no ensino bilíngue para alunos surdos. Revista Sinalizar, Goiânia, v. 6, 2021. DOI: 10.5216/rs.v6.68462. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revsinal/article/view/68462. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos