Análise de livros didáticos de português com foco no ensino bilíngue para alunos surdos
DOI:
https://doi.org/10.5216/rs.v6.68462Palavras-chave:
Análise de Material Didático. Libras – Língua Portuguesa. Letramento e Ensino para Surdos. ChecklistResumo
Esta pesquisa apresenta a análise de dois livros didáticos de língua portuguesa do 8º ano do Ensino Fundamental, disponibilizados pelo Governo Federal para escolas com sistema regular/inclusivo e escolas bilíngues para surdos, como o Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES. A pesquisa tem como principal objetivo mostrar em que aspectos o corpus analisado atende (ou não) às demandas de alunos surdos. Por meio de pesquisa bibliográfica, analisamos o gênero textual entrevista, abordado nas unidades didáticas dos livros “Português: conexão e uso” e “Tecendo linguagens: Língua Portuguesa”. Os procedimentos partem da proposta de ensino baseado em gêneros (RAMOS, 2004) e o instrumento de análise consiste em um checklist (CRUZ; MORAIS, 2019) para verificar materiais didáticos adotados no ensino. A fundamentação teórica ampara-se, principalmente, em Kleiman (1995), Lodi (2017) e Antunes (2003 e 2007), para que o professor selecione material com metodologias mais acessíveis aos surdos.
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