Desenvolvimento cognitivo do surdo e aquisição da Língua de Sinais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rs.v5.65749

Palavras-chave:

Surdo, Linguagem, Cognição

Resumo

Este estudo tem como objetivo entender como ocorre o processo de desenvolvimento linguístico dos surdos na perspectiva de Vygotsky sobre a interligação entre cognição e o contato com a língua e na ótica de Chomsky, que defende a faculdade biológica da linguagem. Para isso, realizou-se uma pesquisa de cunho bibliográfico com o intuito de conhecer mais sobre os circuitos neurais, a capacidade cognitiva, a disposição inata para linguagem e a influência da interação social das pessoas com surdez. Como evidenciam estudos realizados, os surdos não são impossibilitados de aprender. Apenas têm possibilidades distintas e a necessidade de uma exposição adequada a sua língua materna para melhor desenvolvimento de seu potencial linguístico.

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Biografia do Autor

Vanessa da Silva Vargas, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Bagé, Rio Grande do Sul, Brasil.

Graduada em Letras – Português, Espanhol e Respectivas Literaturas - URCAMP

Especialista em Libras – Tradução, Interpretação e Docência - UNÍNTESE

Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Línguas – UNIPAMPA, câmpus Bagé

Denise Aparecida Moser, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Bagé, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutora em Linguística/Psicolinguística e atua como professora no curso de Licenciatura em Letras: Português/Espanhol e Respectivas Literaturas da Universidade Federal do Pampa, câmpus Jaguarão, e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Línguas da Universidade Federal do Pampa, câmpus Bagé.

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Publicado

2020-12-24

Como Citar

VARGAS, V. da S.; MOSER, D. A. Desenvolvimento cognitivo do surdo e aquisição da Língua de Sinais. Revista Sinalizar, Goiânia, v. 5, 2020. DOI: 10.5216/rs.v5.65749. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revsinal/article/view/65749. Acesso em: 19 nov. 2024.

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Artigos