Métodos de ensino e avaliação da aprendizagem de surdos no Ensino Médio: o que dizem os profissionais de Libras-Português?
DOI:
https://doi.org/10.5216/rs.v6.64972Palavras-chave:
Saberes de linguagem. Adequação metodológica. Educação de surdos. Ensino e Avaliação.Resumo
Este artigo tem como objetivo investigar e discutir questões relacionadas à adequação dos métodos de ensino e avaliação dos saberes de linguagem na educação de surdos em contexto de aulas regulares do Ensino Médio público. Para tanto, buscou-se fundamentação na Teoria histórico-cultural de Lev Vygotsky, que subsidia a compreensão do papel da linguagem no desenvolvimento humano, e nos aportes de Yves Chevallard e Paulo Freire, sobre as transformações adaptativas dos saberes escolares a serem ensinados e aprendidos no processo educacional, estabelecendo diálogo destes com pesquisadores da área da educação de surdos. O trabalho contou com o método qualitativo, mediante pesquisa exploratória de fontes teóricas, análise documental e de relatos de experiências de três profissionais de Libras-Português, atuantes na educação pública do Tocantins. O resultado da pesquisa revela inadequação dos métodos de ensino e avaliativos, nos quais língua e cultura do surdo são menosprezadas, prevalecendo apenas o método de leitura de texto em português.
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