O uso da Língua Brasileira de Sinais para a promoção da inclusão em museus: revisando a literatura
DOI:
https://doi.org/10.5216/rs.v6.63943Palavras-chave:
Língua Brasileira de Sinais- Libras. Museu. Inclusão. Surdos.Resumo
Este trabalho teve como objetivo principal compreender como a elaboração e execução de atividades específicas em museus, voltadas à comunidade surda, podem ser aliadas para a inclusão destes visitantes. Para a coleta de dados, foi realizada uma pesquisa bibliográfica a partir dos bancos de dados on-line BDTD-IBICT e Google Acadêmico, abrangendo os anos de 2009 e 2019. Os resultados obtidos foram divididos em três eixos: recursos humanos, recursos estruturais e recursos visuais. Conclui-se que é indispensável a presença de mediadores e funcionários surdos como condição para a elaboração de atividades, mas também a presença de pessoal capacitado, surdos ou ouvintes, para a realização da tradução e interpretação. Cabe às instituições promoverem atividades de formação e capacitação voltadas aos funcionários e à comunidade em geral, ampliando a acessibilidade. Sugere-se a criação de uma coordenadoria específica para assuntos que envolvam a acessibilidade e inclusão, permitindo o desenvolvimento de atividades para os surdos.
Downloads
Referências
ALBUQUERQUE, ROBERTA SILVA VILARIÑO AGUILERA. AS VOZES E A MEMÓRIA DO SILÊNCIO: A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO DOS MUSEUS NA RECONSTITUIÇÃO E NA PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA SURDA. RIO DE JANEIRO. 2018. DISSERTAÇÃO (MESTRADO EM MEMÓRIA E ACERVOS) – PPGMA, FUNDAÇÃO CASA DE RUI BARBOSA, RIO DE JANEIRO, 2018. DISPONÍVEL EM: HTTP://RUBI.CASARUIBARBOSA.GOV.BR/HANDLE/20.500.11997/7160. ACESSO EM: 07 JAN. 2020.
ARAÚJO, VERA LÚCIA SANTIAGO; ALVES, SORAYA FERREIRA. TRADUÇÃO AUDIOVISUAL ACESSÍVEL (TAVA): AUDIODESCRIÇÃO, JANELA DE LIBRAS E LEGENDAGEM PARA SURDOS E ENSURDECIDOS. TRABALHOS EM LINGÜÍSTICA APLICADA, V. 56, N. 2, P. 305, 2017. DISPONÍVEL EM: HTTP://SEARCH.PROQUEST.COM/OPENVIEW/248B5B04B6277F0396174EC13B51F52B/1?PQ-ORIGSITE=GSCHOLAR&CBL=2040303. ACESSO EM: 07 JAN. 2020.
ASSIS, ELISA PRADO DE. ACESSIBILIDADE NOS BENS CULTURAIS IMÓVEIS: POSSIBILIDADE E LIMITES NOS MUSEUS E CENTROS CULTURAIS. 2012. DISSERTAÇÃO (MESTRADO EM ARQUITETURA E URBANISMO) – FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, SÃO PAULO, 2012. DISPONÍVEL EM: HTTP://WWW.TESES.USP.BR/TESES/DISPONIVEIS/16/16133/TDE-23052012-144557/PUBLICO/ELISA_PRADO_ASSIS_ME.PDF. ACESSO EM: 07 JAN. 2020.
BISOL, CLÁUDIA; SPERB, TANIA MARA. DISCOURSES ON DEAFNESS: DISABILITY, DIFFERENCE, SINGULARITY AND CONSTRUCTION OF MEANING. PSIC.: TEOR. E PESQ. VOL.26, N.1, PP.07-13, 2010.
BRASIL. LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015. INSTITUI A LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA (ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA). CÂMARA DOS DEPUTADOS. BRASÍLIA, 2015. DISPONÍVEL EM: HTTPS://WWW.CNMP.MP.BR/PORTAL/IMAGES/LEI_BRASILEIRA_INCLUSAO__PESSOA__DEFICIENCIA.PDF. ACESSO EM 7 NOV. 2019.
CHALHUB, TANIA. ACESSIBILIDADE A MUSEUS BRASILEIROS: REFLEXÕES SOBRE A INCLUSÃO DE SURDOS. TENDÊNCIAS DA PESQUISA BRASILEIRA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, V.7, N.2, 2014. ACESSO EM: HTTP://WWW.BRAPCI.INF.BR/INDEX.PHP/ARTICLE/VIEW/0000017428/58B18C5F0BDCFA08826A6ED04F7D4F16. ACESSO EM: 07 JAN. 2020.
CHALHUB, TANIA; BENCHIMOL, ALEGRIA; ROCHA, LUÍSA MARIA GOMES DE MATTOS. ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO: A INFORMAÇÃO EM MUSEUS PARA OS SURDOS. IN: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 16, 2015, JOÃO PESSOA. ANAIS. JOÃO PESSOA: UFPB, 2017. DISPONÍVEL EM: HTTP://REPOSITORIOS.QUESTOESEMREDE.UFF.BR/REPOSITORIOS/HANDLE/123456789/2997. ACESSO EM: 07 JAN. 2020.
CHALHUB, TANIA; GOMES, MARISA. MUSEUS COMO ATIVIDADE EDUCATIVA: O QUE PENSAM OS ALUNOS SURDOS SOBRE ACESSIBILIDADE? IN: XIX ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XIX ENANCIB), 2018, LONDRINA, ANAIS. LONDRINA: UEL, 2018. DISPONÍVEL EM: HTTP://ENANCIB.MARILIA.UNESP.BR/INDEX.PHP/XIX_ENANCIB/XIXENANCIB/PAPER/VIEW/1172. ACESSO EM: 07 JAN. 2020.
GOMES, EDUARDO ANDRADE; SOUZA, VINICIUS CATÃO DE ASSIS; SOARES, CHARLEY PEREIRA. ARTICULAÇÃO DO CONHECIMENTO EM MUSEUS DE CIÊNCIAS NA BUSCA POR INCLUIR ESTUDANTES SURDOS: ANALISANDO AS POSSIBILIDADES PARA SE CONTEMPLAR A DIVERSIDADE EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO. EXPERIÊNCIAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS, V. 10, N. 1, P. 81-97, 2015.
LEÃO, GABRIEL BERTOZZI DE OLIVEIRA E SOUSA; SOFIATO, CÁSSIA GECIAUSKAS; OLIVEIRA, MARGARETE DE. A IMAGEM NA EDUCAÇÃO DE SURDOS: USOS EM ESPAÇOS FORMAIS E NÃO FORMAIS DE ENSINO. REVISTA DE EDUCAÇÃO PUC-CAMPINAS, CAMINAS, SÃO PAULO, V. 22, N. 1, P. 51-63, 2017. DISPONÍVEL EM: HTTP://PERIODICOS.PUC-CAMPINAS.EDU.BR/SEER/INDEX.PHP/REVEDUCACAO/ARTICLE/VIEW/3001. ACESSO EM: 07 JAN. 2020.
OLIVEIRA, MARGARETE DE. CULTURA E INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO EM MUSEUS: PROCESSOS DE FORMAÇÃO EM MEDIAÇÃO PARA EDUCADORES SURDOS. 2015. DISSERTAÇÃO (MESTRADO EM INTERUNIDADES EM MUSEOLOGIA) - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, SÃO PAULO, 2015. DISPONÍVEL EM: HTTPS://WWW.TESES.USP.BR/TESES/DISPONIVEIS/103/103131/TDE-12112015-165232/PT-BR.PHP. ACESSO EM: 20 DE ABRIL DE 2021.
OLIVEIRA, RAQUEL PAIM DE. PROPOSTA DE ACESSIBILIDADE PARA A COMUNIDADE SURDA NO MUSEU AFRO-BRASILEIRO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. 2018. MONOGRAFIA (GRADUAÇÃO EM MUSEOLOGIA) – FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, SALVADOR, 2018. DISPONÍVEL EM: HTTPS://REPOSITORIO.UFBA.BR/RI/BITSTREAM/RI/27164/1/VERS%C3%83O%20FINAL%20TCC%20-%20RAQUEL%20PAIM%20DE%20OLIVEIRA.PDF. ACESSO EM 07 JAN. 2020.
PEREIRA, SARITA ARAÚJO. A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIA PARA AMPLIAR A EXPERIÊNCIA SONORA/VIBRATÓRIA DE SURDOS. 2016. 116 F. DISSERTAÇÃO (MESTRADO EM ARTES) - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA, UBERLÂNDIA, 2016. DISPONÍVEL EM: HTTP://REPOSITORIO.UFU.BR/HANDLE/123456789/18027. ACESSO EM: 07 JAN. 2020.
QUADROS, RONICE MÜLLER DE. EDUCAÇÃO DE SURDOS: A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM. PORTO ALEGRE: ARTMED, 1997.
SANTOS, JULIANA MOURTHÉ; ALVIM, MARINA NEIVA. EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM ESPAÇOS NÃO-ESCOLARES: UM ESTUDO DE CASO DO MUSEU DAS MINAS E DO METAL EM BELO HORIZONTE, MG. ACERVO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA, BELO HORIZONTE, MINAS GERAIS, N. 1, 2014. DISPONÍVEL EM: HTTPS://WWW.METODISTA.BR/REVISTAS-IZABELA/INDEX.PHP/AIC/ARTICLE/VIEW/696. ACESSO EM: 07 JAN. 2020.
SILVA, ALINE DA CRUZ PORTO. MUSEU VIRTUAL DA HISTÓRIA E MEMÓRIA DA COMUNIDADE SURDA: O CONTEXTO E O PERCURSO DE CRIAÇÃO. 86F. IL. 2015. MEMORIAL NARRATIVO-DESCRITIVO (MESTRADO PROFISSIONAL) – UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA, SALVADOR, 2015. DISPONÍVEL EM: HTTP://WWW.CDI.UNEB.BR/SITE/WP-CONTENT/UPLOADS/2016/03/ALINE-DA-CRUZ-PORTO-SILVA.PDF. ACESSO EM: 07 JAN. 2020.
SILVA, JOÃO PAULO FERREIRA; ROJAS, ANGELINA ACCETTA; TEIXEIRA, GERLINDE AGATE PLATAIS BRASIL. ACESSIBILIDADE COMUNICACIONAL AOS SURDOS EM AMBIENTES CULTURAIS. CONHECIMENTO & DIVERSIDADE, V. 7, N. 13, P. 103-115, 2015. DISPONÍVEL EM: HTTPS://WWW.REVISTAS.UNILASALLE.EDU.BR/INDEX.PHP/CONHECIMENTO_DIVERSIDADE/ARTICLE/VIEWFILE/1787/1427. ACESSO EM: 07 JAN. 2020.
SOARES, MARIA HELENA ALEMANY; PEREIRA, JANAÍ DE ABREU; PATERNO, UÉSLEI, VINAS, ABENAMAR CRISTIAN ELCARAS. A INCLUSÃO DO SURDO NOS ESPAÇOS CULTURAIS E TURÍSTICOS DE FLORIANÓPOLIS. REVISTA VIRTUAL DE CULTURA SURDA, N. 11, 2013. DISPONÍVEL EM: HTTPS://EDITORA-ARARA-AZUL.COM.BR/SITE/ADMIN/CKFINDER/USERFILES/FILES/8)%20PATERNO%20%26%20CIA%20REVISTA%2011.PDF. ACESSO EM: 07 JAN. 2020.
TORRES, JULIANA GROTTI VIDAL. O DIREITO CULTURAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA. 2012. TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (GESTÃO DE PROJETOS CULTURAIS E ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS) – UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, SÃO PAULO, 2012. DISPONÍVEL EM: HTTP://CELACC.ECA.USP.BR/?Q=PT-BR/TCC_CELACC/DIREITO-CULTURAL-DA-PESSOA-DEFICIENCIA. ACESSO EM: 20 ABR. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.