Pedagogia da infância surda: um sonho possível

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rs.v5.63622

Palavras-chave:

Pedagogia Surda, Língua de Sinais, Libras, Infância Surda

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar algumas reflexões sobre a prática pedagógica voltada para a educação de crianças surdas. O uso da Libras possibilita a essas crianças, melhor aprendizado e uma participação mais produtiva nas atividades. São abordados temas como a importância do professor, da família e da escola na formação e na educação de crianças surdas, especialmente durante o período da Educação Infantil. Ao tratar da educação do indivíduo surdo, buscou-se ressaltar as suas peculiaridades, reafirmando-se a importância do ensino precoce da língua de sinais, de o professor conhecer a Libras e acompanhar adequadamente o seu aluno surdo, avaliando os seus avanços, as suas dificuldades e respeitando os ritmos de seu desenvolvimento

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL, Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos. 20 dez. 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm>. Acesso em: 13 set. 2019.

COSTA, Márcia Rosa. Metodologia de ensino e metodologia aplicada às séries iniciais. Canoas: ULBRA, 2001 (mimeo).

FORTUNA, Tânia Ramos. Sala de aula é lugar de brincar? In: XAVIER, M. L. M. e DALLA ZEN, M. I. H. (Org.) Planejamento em destaque: análises menos convencionais. Cadernos de educação Básica, Porto Alegre: Mediação, 2000. (Cadernos de Educação Básica, 6) p. 147-164. Disponível em: < https://brincarbrincando.pbworks.com/f/texto_sala_de_aula.pdf >. Acesso em: 13 set. 2019.

FREIRE, Madalena. A paixão de conhecer o mundo. 10ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1983.

FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho D’Água. 1993. Disponível em: http://forumeja.org.br/files/Professorasimtianao.pdf. Acesso em: 01 dez. 2019.

GARCIA, Regina Leite (Org.). Revisitando a pré-escola. 2ª ed. São Paulo: Cortez. 1993.

KRAMER, Sonia (Org.). Com a pré-escola nas mãos: uma alternativa curricular para a educação infantil. São Paulo: Editora Ática, 1993.

PERLIN, Gládis. Identidades surdas. In: SKLIAR, C. (Org.). A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 1998.

SACKS, Oliver. Vendo vozes: uma viagem ao mundo dos surdos. Tradução: Laura Teixeira Motta. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

SKLIAR, Carlos. Educação e exclusão: abordagens sócio-antropológicas em educação especial. 3ª ed. Porto Alegre: Mediação, 2001.

WINNICOTT, D. W.. O brincar & a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.

Downloads

Publicado

2020-11-26

Como Citar

CALDAS, A. L. P. Pedagogia da infância surda: um sonho possível. Revista Sinalizar, Goiânia, v. 5, 2020. DOI: 10.5216/rs.v5.63622. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revsinal/article/view/63622. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos