A criação de jogos para o ensino de libras e da escrita de sinais (ELiS): verificação e prática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rs.v5.63083

Palavras-chave:

Jogos, Ensino e aprendizagem, ELiS, Libras

Resumo

O uso de jogos tem sido uma das práticas pedagógicas mais utilizadas no ensino de línguas orais e sinalizadas. As pesquisas mostram que esse recurso ajuda os alunos a compreenderem o conteúdo e promove um ambiente de descontração e prazer durante a realização das tarefas. Este trabalho teve como objetivo principal apresentar quatro jogos para o ensino de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e de Escrita das Línguas de Sinais (ELiS), descrever a forma de jogá-los em sala de aula e expor a verificação de sua eficácia. Para tanto, após a aplicação de quatro jogos, foi realizada uma pesquisa com a utilização de diários de campo como instrumento de coleta de dados, que assinalaram os resultados positivos dessas atividades.

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Biografia do Autor

Guilherme Gonçalves De Freitas, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil

Possui graduação em Licenciatura em Letras: Libras pela Universidade Federal de Goiás (2016), especialização em Linguística das Línguas de sinais pela Universidade Federal de Goiás (2018) e mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2020) com estudo desenvolvido com a escrita das línguas de sinais (ELiS). Atua no ensino superior desde 2018, nas áreas de linguística e ensino de Libras e ELiS. Tem proficiência do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez /Goiás- (CAS/GO ) para atuar como intérprete de Libras. Atuou como voluntário nos jogos olímpicos Rio 2016 na função de intérprete de Libras. Atualmente, é colaborador do grupo de pesquisa do Laboratório de Leitura e Escrita em Língua de Sinais - LALELIS e membro do Grupo de Pesquisa Educação bilíngue e ensino/aprendizagem das línguas de sinais, no qual desenvolve estudos sobre ensino-aprendizagem de Libras/ELiS, formação de professores e inclusão pela Universidade Federal de Goiás

Andréa dos Guimarães de Carvalho, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil.

Doutora em Letras/Linguística pela Universidade de Brasília (UnB), Mestre em Educação pela UFG, graduada em Letras:Libras pela UFG, Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1996), em Pedagogia pela UAB/UnB (2013) e em Letras/Libras pela UFG/GO (2016). Especialista em Audilogia pelo CEFAC (2002), em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar pela UnB (2008) e Especialista em Docência em Libras (2016). Atualmente é professora efetiva da Universidade Federal de Goiás (UFG), nas disciplinas de linguística em língua de sinais, ensino de Libras e literatura surda desde 2016 e do Curso de Pós-Graduação em Libras pela UFG e pela Uníntese. Atua nas áreas de Linguística das Línguas de Sinais, Ensino de Libras e da Escrita da Línguas de Sinais ELiS. Compõe o grupo de pesquisa do Laboratório LALELiS - Laboratório de Leitura e Escrita das Línguas de Sinais. Tem experiência complementar como professora-instrutora no Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e como professora temporária pela Secretaria Estadual de Educação do Estado de Goiás e em Educação a Distância (EAD) como tutora presencial e a distância pelo Instituto Federal Goiano (bolsista

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Publicado

2020-10-01

Como Citar

DE FREITAS, G. G.; DOS GUIMARÃES DE CARVALHO, A. . A criação de jogos para o ensino de libras e da escrita de sinais (ELiS): verificação e prática. Revista Sinalizar, Goiânia, v. 5, 2020. DOI: 10.5216/rs.v5.63083. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revsinal/article/view/63083. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos