A apropriação de conceitos metafísicos por alunos surdos
DOI:
https://doi.org/10.5216/rs.v5.62959Palavras-chave:
Libras, Apropriação de conceitos, Filosofia, MetafísicaResumo
A metafísica, assim como as demais disciplinas filosóficas, demanda capacidade de abstração. No ensino da metafísica para surdos, duas questões devem ser elencadas: a limitação auditiva, que dificulta o acesso direto aos conceitos e a interpretação do Tradutor e Intérprete de Língua de Sinais/Língua Portuguesa ou do professor, pois podem ocorrer equívocos na interpretação da Língua Portuguesa para a Libras ou, ainda, na recepção do aluno surdo, por falta de domínio da Língua de Sinais. Dessa forma, indaga-se: seria possível desenvolver um modelo de interpretação dos conteúdos de metafísica para os surdos? Sob a perspectiva histórico-cultural, realizou-se um estudo de abordagem bibliográfica, com apresentação de proposta pedagógica, observando-se que o surdo pode se apropriar dos conceitos metafísicos ao utilizar associações.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.