Reflexões sobre a educação inclusiva de alunos surdos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rs.v5.60300

Palavras-chave:

Surdez, Inclusão, Libras, Educação

Resumo

Nesta pesquisa bibliográfica sobre a educação inclusiva para surdos, busca-se afirmar a importância do ensino da Libras, Língua Brasileira de Sinais, para o desenvolvimento de competências e habilidades intelectuais dos alunos surdos. A Libras e uma educação inclusiva bilíngue colaboram para a construção da identidade cultural do surdo e para sua integração na sociedade. Este artigo pretende contribuir com reflexões e discussões sobre o processo de ensino e aprendizagem dos alunos surdos na perspectiva da educação bilíngue e efetivamente inclusiva. Nesse sentido, são feitas reflexões sobre segregação e exclusão, abordando os desafios encontrados por professores e alunos surdos.

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Biografia do Autor

José Veiga Vinãl Junior, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Salvador, Bahia, Brasil

Professor Adjunto da Universidade do Estado da Bahia (UNEB, DCH I, Salvador). Professor no Mestrado em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA/UNEB). Mestrado em Educação de Jovens e Adultos (UNEB), Doutorado em Linguística (Universidade de Vigo- Espanha).

Aline Kércia Sampaio Oliveira Bento, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Novo Horizonte, Bahia, Brasil

Mestranda em Estudos Linguísticos- Universidade Estadual de Feira de Santana-UEFS 

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Publicado

2020-10-08

Como Citar

VINÃL JUNIOR, J. V.; SAMPAIO OLIVEIRA BENTO, A. K. . Reflexões sobre a educação inclusiva de alunos surdos. Revista Sinalizar, Goiânia, v. 5, 2020. DOI: 10.5216/rs.v5.60300. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revsinal/article/view/60300. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos