Libras e acessibilidade para surdos no ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.5216/rs.v5.60287Palavras-chave:
Diversidade sociolinguística, Graduação, Libras, Inclusão, SurdezResumo
No âmbito acadêmico, a acessibilidade ocorre quando há respeito à diversidade física e linguística. No caso do surdo, pertencente a uma comunidade linguística minoritária, a acessibilidade à comunicação deve ser respeitada. Para averiguar como ocorre sua inclusão no Ensino Superior, realizou-se uma pesquisa descritiva, de cunho qualitativo e quantitativo, em uma Instituição de Ensino Superior na cidade de Caldas Novas-GO. A pesquisa se deu através de entrevista realizada no ingresso do discente e no final da graduação de alunos formados nos cursos de Pedagogia, Engenharia Ambiental e Ciências Biológicas. Pode-se concluir, com a aplicação desta pesquisa, que a IES pesquisada proporciona mecanismos de acessibilidade comunicacional, porém há ainda muito por fazer.
Downloads
Referências
BAGNO, M. Preconceito Linguístico: o que é, como se faz? São Paulo: Loyola, 2008.
BRASIL. Lei Nº 7.853, de 24 de outubro de 1989. Dispõe sobre o apoio às pessoas portadoras de deficiência, sua integração social, sobre a Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência - Corde, institui a tutela jurisdicional de interesses coletivos ou difusos dessas pessoas, disciplina a atuação do Ministério Público, define crimes, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil _03/leis/L7853.htm>. Acesso em: dez. 2018.
______. Ministério da Educação. Aviso Curricular nº 277, de 8 de maio de 1996. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/aviso277.pdf>. Acesso em: ago. 2018.
______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: pluralidade cultural, orientação sexual / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.
______. Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999. Regulamenta a Lei nº 7.853, de 24 de outubro de 1989, dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, consolida as normas de proteção, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d3298.htm>. Acesso em: 20 ago. 2018.
______. Resolução CNE/CEB nº 2, de 11 de setembro de 2001. Institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB0201.pdf>. Acesso em: 22 ago. 2018.
______. Resolução CNE/CP nº 1, de 18 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/ arquivos/pdf/res1_2.pdf>. Acesso em: 22 ago. 2018.
______. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br /ccivil_03/leis/2002/l10436.htm>. Acesso em: 22 ago. 2018.
______. Ministério de Educação e Cultura. Portaria nº 2.678, de 24 de setembro de 2002. Aprova o projeto da Grafia Braille para a Língua Portuguesa e recomenda o seu uso em todo o território nacional. Disponível em: :<https://www.fnde. gov.br/ fndelegis /action/UrlPublicas Action.php?acao=get AtoPublico&sgl_ tipo=POR&num_ ato=00002678 &seq ato=000&vlr_ ano=2002&sgl_ orgao=MEC>. Acesso em: 20 ago. 2018.
______. Portaria nº 3.284, de 7 de novembro de 2003. Dispõe sobre requisitos de acessibilidade de pessoas portadoras de deficiências, para instruir os processos de autorização e de reconhecimento de cursos, e de credenciamento de instituições. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/port3284.pdf>. Acesso em 15 ago. 2018.
______. Decreto Nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Disponível em: <http://www.planalto. gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm>. Acesso em: dez. 2018.
______. Ministério de Educação e Cultura. Educação Inclusiva: direito à diversidade. Documento Norteador. 2005. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/ pdf/orientador1.pdf>. Acesso em: 17 ago. 2018.
______. Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7611.htm>. Acesso em: 15 ago. 2018.
______. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo Escolar da Educação Básica-2013: resumo técnico – Brasília, 2013. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/censo_escolar/resumos_tecnicos/resumo_tecnico_censo_educacao_basica_2013.pdf Acesso em: 18 set. 2018.
______. Documento Orientador Programa Incluir - Acessibilidade na Educação Superior. Secadi/Sesu. 2013. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman &view=download&alias=13292-doc-ori-progincl&category_slug=junho-2013-pdf&Itemid= 30192>. Acesso em: 2 set. 2018.
______. Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presencial e a distância. 2016. Disponível em: <http://cpa.ufsc.br/files/2017/02/Instrumento-Curso-2016.pdf>. Acesso em: 18 set. 2018.
CAPOVILLA, F. C.; RAPHAEL, W. D.; MAURICIO, A. C. L. NOVO DEIT-LIBRAS: Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilíngue da Língua de Sinais Brasileira. vol. 1. 2. ed. Editora EDUSP, 2012.
FERNANDES, E.; CORREIA, C. M. de C.. Bilinguismo e surdez: evolução dos conceitos no domínio da linguagem. IN: LODI, Ana Claudia Balieiro; MELO, A. D. B. de; FERNANDES, E. (Orgs). Letramento, Bilinguismo e Educação de Surdos. São Paulo: Mediação, 2015, p. 201-224.
FERREIRA BRITO, L. Integração social & educação de surdos. Rio de Janeiro: Babel, 1993.
GESSER, A. LIBRAS? Que língua é essa? Crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
LIRA, D. Acessibilidade na educação superior: novos desafios para as universidades. X ANPED SUL, Florianópolis, outubro de 2014. Disponível em: <http://xanpedsul.faed.udesc.br/arq_pdf/659-0.pdf>. Acesso em: 14 ou. 2018.
LODI, A. C. B.; MELO, A. D. B.; FERNANDES, E. (orgs). Letramento, Bilinguismo e Educação de Surdos. São Paulo: Mediação, 2012.
MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.
MONTEIRO, J. L. Para compreender Labov. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2000.
SKLIAR. C. (Org.) A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Editora Mediação, 1998.
SPESSATTO, M. B.; SIMIONATO, M. M. Ensino Superior e variação linguística reflexões sobre o espaço da oralidade na sala de aula. IX Congresso Nacional de Educação – EDUCERE. 2009. Disponível em: <http://www.pucpr.br/eventos/educere/ educere 2009 /anais/pdf/2081_1037.pdf>. Acesso em 23 out. 2018.
RODRIGUES, A. D. Línguas Brasileiras: para o conhecimento das línguas indígenas. São Paulo: Edições Loyola, 1986.
VALENTINI, C. B.; BISOL, C. A.; SIMIONI, J. L.; ZANCHIN, J.. “Estudantes Surdos no Ensino Superior: Reflexões Sobre a Inclusão”. Cadernos de Pesquisa, v. 40, n. 139, p.147-172, jan./abr. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/cp/v40n139/v40n139a08.pdf Acesso em: mai. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.