Libras e acessibilidade para surdos no ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rs.v5.60287

Palavras-chave:

Diversidade sociolinguística, Graduação, Libras, Inclusão, Surdez

Resumo

No âmbito acadêmico, a acessibilidade ocorre quando há respeito à diversidade física e linguística. No caso do surdo, pertencente a uma comunidade linguística minoritária, a acessibilidade à comunicação deve ser respeitada. Para averiguar como ocorre sua inclusão no Ensino Superior, realizou-se uma pesquisa descritiva, de cunho qualitativo e quantitativo, em uma Instituição de Ensino Superior na cidade de Caldas Novas-GO. A pesquisa se deu através de entrevista realizada no ingresso do discente e no final da graduação de alunos formados nos cursos de Pedagogia, Engenharia Ambiental e Ciências Biológicas. Pode-se concluir, com a aplicação desta pesquisa, que a IES pesquisada proporciona mecanismos de acessibilidade comunicacional, porém há ainda muito por fazer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosângela Lopes Borges, Associação dos Surdos de Goiânia (ASG), Goiânia, Goiás, Brasil.

Possui graduação em Letras (Port./Ing.) (UEG, 2006); Pós-Graduação em Educação Especial (APOGEU, 2010); Intérprete de LIBRAS (ASG, 2011); Especialização em Psicopedagogia Clínico e Institucional (UNINTER, 2017); Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica (IFGoiano, 2017). Atualmente é professora da Faculdade de Caldas Novas, ministrando as disciplinas de LIBRAS, Leitura e Produção Textual, Comunicação Empresarial, Educação Especial, nos cursos de Pedagogia, Biologia e Administração e Ciências Contábeis. Nessa mesma Instituição, faz parte da Equipe Multidisciplinar do Núcleo de Atendimento Psicopedagógico Especializado - NAPE, além de ser professora do curso de Pós-graduação em Psicopedagogia Clínico Institucional.   http://lattes.cnpq.br/1656384813778203

Referências

BAGNO, M. Preconceito Linguístico: o que é, como se faz? São Paulo: Loyola, 2008.

BRASIL. Lei Nº 7.853, de 24 de outubro de 1989. Dispõe sobre o apoio às pessoas portadoras de deficiência, sua integração social, sobre a Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência - Corde, institui a tutela jurisdicional de interesses coletivos ou difusos dessas pessoas, disciplina a atuação do Ministério Público, define crimes, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil _03/leis/L7853.htm>. Acesso em: dez. 2018.

______. Ministério da Educação. Aviso Curricular nº 277, de 8 de maio de 1996. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/aviso277.pdf>. Acesso em: ago. 2018.

______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: pluralidade cultural, orientação sexual / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.

______. Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999. Regulamenta a Lei nº 7.853, de 24 de outubro de 1989, dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, consolida as normas de proteção, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d3298.htm>. Acesso em: 20 ago. 2018.

______. Resolução CNE/CEB nº 2, de 11 de setembro de 2001. Institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB0201.pdf>. Acesso em: 22 ago. 2018.

______. Resolução CNE/CP nº 1, de 18 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/ arquivos/pdf/res1_2.pdf>. Acesso em: 22 ago. 2018.

______. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br /ccivil_03/leis/2002/l10436.htm>. Acesso em: 22 ago. 2018.

______. Ministério de Educação e Cultura. Portaria nº 2.678, de 24 de setembro de 2002. Aprova o projeto da Grafia Braille para a Língua Portuguesa e recomenda o seu uso em todo o território nacional. Disponível em: :<https://www.fnde. gov.br/ fndelegis /action/UrlPublicas Action.php?acao=get AtoPublico&sgl_ tipo=POR&num_ ato=00002678 &seq ato=000&vlr_ ano=2002&sgl_ orgao=MEC>. Acesso em: 20 ago. 2018.

______. Portaria nº 3.284, de 7 de novembro de 2003. Dispõe sobre requisitos de acessibilidade de pessoas portadoras de deficiências, para instruir os processos de autorização e de reconhecimento de cursos, e de credenciamento de instituições. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/port3284.pdf>. Acesso em 15 ago. 2018.

______. Decreto Nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Disponível em: <http://www.planalto. gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm>. Acesso em: dez. 2018.

______. Ministério de Educação e Cultura. Educação Inclusiva: direito à diversidade. Documento Norteador. 2005. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/ pdf/orientador1.pdf>. Acesso em: 17 ago. 2018.

______. Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7611.htm>. Acesso em: 15 ago. 2018.

______. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo Escolar da Educação Básica-2013: resumo técnico – Brasília, 2013. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/censo_escolar/resumos_tecnicos/resumo_tecnico_censo_educacao_basica_2013.pdf Acesso em: 18 set. 2018.

______. Documento Orientador Programa Incluir - Acessibilidade na Educação Superior. Secadi/Sesu. 2013. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman &view=download&alias=13292-doc-ori-progincl&category_slug=junho-2013-pdf&Itemid= 30192>. Acesso em: 2 set. 2018.

______. Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presencial e a distância. 2016. Disponível em: <http://cpa.ufsc.br/files/2017/02/Instrumento-Curso-2016.pdf>. Acesso em: 18 set. 2018.

CAPOVILLA, F. C.; RAPHAEL, W. D.; MAURICIO, A. C. L. NOVO DEIT-LIBRAS: Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilíngue da Língua de Sinais Brasileira. vol. 1. 2. ed. Editora EDUSP, 2012.

FERNANDES, E.; CORREIA, C. M. de C.. Bilinguismo e surdez: evolução dos conceitos no domínio da linguagem. IN: LODI, Ana Claudia Balieiro; MELO, A. D. B. de; FERNANDES, E. (Orgs). Letramento, Bilinguismo e Educação de Surdos. São Paulo: Mediação, 2015, p. 201-224.

FERREIRA BRITO, L. Integração social & educação de surdos. Rio de Janeiro: Babel, 1993.

GESSER, A. LIBRAS? Que língua é essa? Crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

LIRA, D. Acessibilidade na educação superior: novos desafios para as universidades. X ANPED SUL, Florianópolis, outubro de 2014. Disponível em: <http://xanpedsul.faed.udesc.br/arq_pdf/659-0.pdf>. Acesso em: 14 ou. 2018.

LODI, A. C. B.; MELO, A. D. B.; FERNANDES, E. (orgs). Letramento, Bilinguismo e Educação de Surdos. São Paulo: Mediação, 2012.

MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.

MONTEIRO, J. L. Para compreender Labov. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2000.

SKLIAR. C. (Org.) A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Editora Mediação, 1998.

SPESSATTO, M. B.; SIMIONATO, M. M. Ensino Superior e variação linguística reflexões sobre o espaço da oralidade na sala de aula. IX Congresso Nacional de Educação – EDUCERE. 2009. Disponível em: <http://www.pucpr.br/eventos/educere/ educere 2009 /anais/pdf/2081_1037.pdf>. Acesso em 23 out. 2018.

RODRIGUES, A. D. Línguas Brasileiras: para o conhecimento das línguas indígenas. São Paulo: Edições Loyola, 1986.

VALENTINI, C. B.; BISOL, C. A.; SIMIONI, J. L.; ZANCHIN, J.. “Estudantes Surdos no Ensino Superior: Reflexões Sobre a Inclusão”. Cadernos de Pesquisa, v. 40, n. 139, p.147-172, jan./abr. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/cp/v40n139/v40n139a08.pdf Acesso em: mai. 2020.

Downloads

Publicado

2020-12-24

Como Citar

BORGES, R. L. Libras e acessibilidade para surdos no ensino superior . Revista Sinalizar, Goiânia, v. 5, 2020. DOI: 10.5216/rs.v5.60287. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revsinal/article/view/60287. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos