O papel do tradutor-intérprete de libras em sala de aula inclusiva

Autores

  • Letícia Jovelina Storto Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Jacarezinho, Paraná, Brasil
  • Deisiane Neves Menezes Universidade Norte do Paraná (UNOPAR),Londrina, Paraná, Brasil
  • Leila Cristina Matias Universidade Norte do Paraná (UNOPAR),Londrina, Paraná, Brasil
  • Margarete Cristina Morais Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo – (IFSP), campus Araraquara
  • Solange de Souza Monteiro Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo – (IFSP), Araraquara, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5216/rs.v4.56444

Palavras-chave:

Ensino, Inclusão, Libras, Tradutor-intérprete de Libras

Resumo

Este trabalho tem como objetivo principal pesquisar sobre o papel do tradutor-intérprete de Libras em sala de aula inclusiva. Para tanto, foram realizadas pesquisas bibliográfica e de campo, utilizando-se um questionário como instrumento de coleta de dados. O questionário foi elaborado para que se obtivessem informações sobre aspectos da formação e da atuação desses profissionais, que têm se tornado cada vez mais necessários em tempos de inclusão. A pesquisa revelou que, do ponto de vista dos entrevistados, o ensino regular tem sido benéfico aos surdos, proporcionando-lhes melhores condições de aprendizagem e desenvolvimento, embora alguns professores e agentes de educação ainda não estejam preparados para receber esses alunos de forma adequada, em turmas regulares da educação básica.

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Biografia do Autor

Solange de Souza Monteiro, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo – (IFSP), Araraquara, São Paulo, Brasil

Mestra em Processos de Ensino, Gestão e Inovação pela Universidade de Araraquara - UNIARA (2018). Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras Urubupunga (1989). Possui Especialização em Metodologia do Ensino pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras Urubupunga (1992). Trabalha como pedagoga do Instituto Federal de São Paulo campus São Carlos(IFSP/Câmpus Araraquara-SP). Participa dos núcleos: -Núcleo de Gêneros e Sexualidade do IFSP (NUGS); -Núcleo de Apoio ás Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE). Desenvolve sua pesquisa acadêmica na área de Educação, Sexualidade e em História e Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena e/ou Relações Étnico-raciais.

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Publicado

2019-10-02

Como Citar

STORTO, L. J.; MENEZES, D. N.; MATIAS, L. C.; MORAIS, M. C.; MONTEIRO, S. de S. O papel do tradutor-intérprete de libras em sala de aula inclusiva. Revista Sinalizar, Goiânia, v. 4, 2019. DOI: 10.5216/rs.v4.56444. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revsinal/article/view/56444. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos