Licenciatura em educação do campo: a percepção de universitários sobre a disciplina de Libras

Autores

  • Carlos Antonio Cunha dos Santos Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Campus Rural de Marabá(CRMB), Pará, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5216/rs.v4.56161

Palavras-chave:

Libras, Educação do Campo, Graduação, Inclusão

Resumo

O objetivo deste trabalho é registrar a percepção de estudantes de uma turma do curso de
Licenciatura em Educação do Campo em relação à disciplina Introdução ao Ensino de Libras.
Aplicou-se um questionário para se investigar as principais barreiras para a inclusão de aluno
surdo em sala de aula e a pesquisa mostrou que a maioria desses alunos tiveram contato inicial
com a Libras na escola, mesmo quando havia a presença de um familiar surdo em casa. O
processo de inclusão desses alunos não acontece como estabelecido pela legislação brasileira,
sobretudo, devido à carência de profissionais da Libras e de formação docente adequada para
atuar com os alunos surdos. Observou-se também que, embora a carga horária atenda à
legislação vigente, essa é insuficiente, pois não possibilita a aplicação dos conteúdos previstos
na ementa do curso, tornando-se um dos entraves para melhor aproveitamento da disciplina.

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Biografia do Autor

Carlos Antonio Cunha dos Santos, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Campus Rural de Marabá(CRMB), Pará, Brasil.

Especialista em Educação Ambiental e Sustentabilidade, Pedagogo, biólogo, professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (IFPA), Campus Rural de Marabá(CRMB).

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Publicado

2019-11-01

Como Citar

SANTOS, C. A. C. dos. Licenciatura em educação do campo: a percepção de universitários sobre a disciplina de Libras. Revista Sinalizar, Goiânia, v. 4, 2019. DOI: 10.5216/rs.v4.56161. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revsinal/article/view/56161. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos