O ensino de língua portuguesa para alunos surdos: práticas de alfabetização e letramento
DOI:
https://doi.org/10.5216/rs.v5.55525Palavras-chave:
Alfabetização, Letramento, Libras, Língua portuguesaResumo
O presente artigo objetiva perceber como acontece o ensino de língua portuguesa - LP para alunos surdos e se estes estão imbuídos em práticas sociais do letramento ou de alfabetização. Para sua efetivação foi realizado uma pesquisa com abordagem qualitativa e estudo de caso, em que o trabalho se consolidou através de observações na escola José Freire Filho – Crateús - CE nas salas inclusivas pesquisadas nesta escola. Este estudo apoiou-se nos escritos de Soares, Kleiman, Botelho, Fernandes e outros, para expor que alunos surdos não são alfabetizados em língua de sinais e, mesmo desconhecendo sua língua natural, são expostos ao ensino de Língua Portuguesa - LP. Ao final deste trabalho, percebe-se a necessidade de uma reforma na educação de alunos surdos, com vistas a rever as práticas metodológicas de ensino e ofertar, de forma isonômica, um ensino pautado nas especificidades do aluno.
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