O ensino de língua portuguesa para alunos surdos: práticas de alfabetização e letramento

Autores

  • Antonio Wadan Gomes Cavalcante Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Crateús, Ceará, Brasil
  • Cibelle Eurídice Araújo Torres Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Crateús, Ceará, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5216/rs.v5.55525

Palavras-chave:

Alfabetização, Letramento, Libras, Língua portuguesa

Resumo

O presente artigo objetiva perceber como acontece o ensino de língua portuguesa - LP para alunos surdos e se estes estão imbuídos em práticas sociais do letramento ou de alfabetização. Para sua efetivação foi realizado uma pesquisa com abordagem qualitativa e estudo de caso, em que o trabalho se consolidou através de observações na escola José Freire Filho – Crateús - CE nas salas inclusivas pesquisadas nesta escola. Este estudo apoiou-se nos escritos de Soares, Kleiman, Botelho, Fernandes e outros, para expor que alunos surdos não são alfabetizados em língua de sinais e, mesmo desconhecendo sua língua natural, são expostos ao ensino de Língua Portuguesa - LP. Ao final deste trabalho, percebe-se a necessidade de uma reforma na educação de alunos surdos, com vistas a rever as práticas metodológicas de ensino e ofertar, de forma isonômica, um ensino pautado nas especificidades do aluno.

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Publicado

2020-11-26

Como Citar

CAVALCANTE, . A. W. G. .; TORRES, C. E. A. O ensino de língua portuguesa para alunos surdos: práticas de alfabetização e letramento. Revista Sinalizar, Goiânia, v. 5, 2020. DOI: 10.5216/rs.v5.55525. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revsinal/article/view/55525. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos