O letramento do educando surdo em língua portuguesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rs.v3i2.55409

Palavras-chave:

Língua Brasileira de Sinais. Interacionismo. Gêneros textuais.

Resumo

Este artigo retoma alguns aspectos dos direitos que garantem educação para todos, com atenção voltada a questões relacionadas à educação dos surdos e apresenta, de forma sucinta, alguns dos pressupostos das principais abordagens associadas a correntes linguísticas que fundamentam os métodos do ensino de línguas, como as de Vygotsky e Bakhtin. O objetivo desta pesquisa é trazer reflexões sobre a ação de professores de Língua Portuguesa, tanto na identificação das potencialidades dos alunos, como na percepção das características do educando surdo, especialmente no que diz respeito à aquisição da Língua Portuguesa como segunda língua e à utilização dos gêneros textuais no letramento do aprendiz surdo em uma perspectiva bilíngue.

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Biografia do Autor

Lígia de Souza Araújo Santana, SEDUCE/FACULDADE ARAGUAIA, Goiânia, Goiás

GRADUADA EM LETRAS (UEG-2002), PEDAGOGIA (FIC-2014) E  EM PSICOLOGIA (SESPA 2017),ESPECIALISTA EM INGLÊS (UEG-2004), DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA E PSICOPEDAGOCIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA( FIAVEC-2015).  MESTRANDA NO PPGEEB CEPAE/UFG (2018). ATUA NA ÁREA DO ENSINO ESPECIAL. É PROFESSORA DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO- SEDUCE E PROFESSORA DE LIBRAS NA FACULDADE ARAGUAIA.

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Publicado

2018-12-21

Como Citar

SANTANA, L. de S. A. O letramento do educando surdo em língua portuguesa. Revista Sinalizar, Goiânia, v. 3, n. 2, p. 25–38, 2018. DOI: 10.5216/rs.v3i2.55409. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revsinal/article/view/55409. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos