O letramento do educando surdo em língua portuguesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rs.v3i2.55409

Palavras-chave:

Língua Brasileira de Sinais. Interacionismo. Gêneros textuais.

Resumo

Este artigo retoma alguns aspectos dos direitos que garantem educação para todos, com atenção voltada a questões relacionadas à educação dos surdos e apresenta, de forma sucinta, alguns dos pressupostos das principais abordagens associadas a correntes linguísticas que fundamentam os métodos do ensino de línguas, como as de Vygotsky e Bakhtin. O objetivo desta pesquisa é trazer reflexões sobre a ação de professores de Língua Portuguesa, tanto na identificação das potencialidades dos alunos, como na percepção das características do educando surdo, especialmente no que diz respeito à aquisição da Língua Portuguesa como segunda língua e à utilização dos gêneros textuais no letramento do aprendiz surdo em uma perspectiva bilíngue.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lígia de Souza Araújo Santana, SEDUCE/FACULDADE ARAGUAIA, Goiânia, Goiás

GRADUADA EM LETRAS (UEG-2002), PEDAGOGIA (FIC-2014) E  EM PSICOLOGIA (SESPA 2017),ESPECIALISTA EM INGLÊS (UEG-2004), DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA E PSICOPEDAGOCIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA( FIAVEC-2015).  MESTRANDA NO PPGEEB CEPAE/UFG (2018). ATUA NA ÁREA DO ENSINO ESPECIAL. É PROFESSORA DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO- SEDUCE E PROFESSORA DE LIBRAS NA FACULDADE ARAGUAIA.

Referências

BAKHTIN, M. M.; VOLOCHINOV, V. N.. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec,1990.

BRAIT, B. Análise e teoria do Discurso, in Brait, B. (Org.). Bakhtin: outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2012.

BARROS, Mariângela Estelita. ELiS: sistema brasileiro de escrita das línguas de sinais. Porto Alegre: Penso, 2015.

CUNHA, D.A.C.. Bakhtin e a linguística atual: interlocuções, in BRAIT, B. (Org.). Bakhtin: dialogismo e construção de sentidos. Campinas: Editora da Unicamp, 2005.

Declaração de Salamanca. Sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais, 1994. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf> Acesso em: 03 nov. 2017.

GERALDI, João Wanderley. Linguagem e Ensino. Campinas: Mercado de Letras, 1999.

________. A aula como acontecimento. São Carlos: Pedro & João Editores, 2015. KARNOPP, L. B. Aquisição do parâmetro configuração de mão na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS): estudo sobre quatro crianças surdas, filhas de pais surdos. Porto Alegre, PUC: Dissertação de Mestrado, 1994.

KARWOSKI, A. M. et al (Orgs). Gêneros textuais: reflexões e ensino. São Paulo: Parábola, 2011. KLEIMAN, A. B.. Letramento e suas implicações para o Ensino de Língua Materna, In Signo. Santa Cruz do Sul, V.32 N.53 P.1-25, Dez 2007.

Revista Sinalizar, Goiânia, v. 3, n. 2, p. 25- 38, jul. / dez., 2018

ISSN: 2448-0797

LODI, Ana Claudia Balieiro, Letramento e Surdez: um olhar sobre as particularidades do contexto educacional, p.11-24, In: Letramento, bilinguismo e educação de surdos, LODI, A.; BALIEIRO C. et al (Orgs), Porto Alegre: Mediação, 2015.

MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais:configuração, dinamicidade e circulação, In:

KARWOSKI, A. M. et al (Orgs). Gêneros textuais: reflexões e ensino. São Paulo: Parábola, 2011.

_____________. Gêneros textuais, definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, A.; MACHADO, P. A. R.; BEZERRA, M. A. Gêneros textuais e Ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007, p.19-36.

QUADROS, Ronice Muller de. Inclusão de surdos, In: Ensaios pedagógicos: construindo escolas inclusivas. Brasília: MEC, SEESP, 2005. p.122-139. RICHARD, C. J.; RODGERS, S. T.. Approaches and Methods in language teaching. Cambridge University Press, 1986. SALLES, Heloísa Maria Moreira Lima et al. Ensino de Língua Portuguesa para surdos: caminhos para a prática pedagógica, v.1, Brasília: MEC, SEESP, 2004. SOARES, Magda, Alfabetização e Letramento: caminhos e descaminhos, in Universidade Estadual Paulista. UNESP. Pró- Reitoria de Graduação. Caderno de Formação: Formação de professores. Didática dos Conteúdos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011. V.2 193p (curso de Pedagogia), p.96-100. Disponível também em: Revista pátio-Revista Pedagógica de 29 de fevereiro de 2004. Ed. Artmed. SOUZA, Iranilde dos Santos Rocha, Gêneros Textuais: uma proposta para o ensino de Língua Portuguesa para surdos, in Revista eletrônica da Faculdade José Augusto Vieira, Ano VI Nº 08 setembro 2013. Disponível em: http://www.fjav.com.br. Disponível também em: http: fjav. com.br/ revista/index.php.ISSN- 1983-1285

Downloads

Publicado

2018-12-21

Como Citar

SANTANA, L. de S. A. O letramento do educando surdo em língua portuguesa. Revista Sinalizar, Goiânia, v. 3, n. 2, p. 25–38, 2018. DOI: 10.5216/rs.v3i2.55409. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revsinal/article/view/55409. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos