A disciplina de libras em cursos de licenciatura em educação física
DOI:
https://doi.org/10.5216/rs.v3i2.55101Palavras-chave:
Libras. Formação de professores. Educação Física.Resumo
O objetivo deste artigo é analisar títulos, carga-horária e conteúdos programáticos da disciplina de Libras em cursos de licenciatura em Educação Física. Para tanto, optou-se por uma pesquisa de caráter descritivo, por meio de análise documental, com a utilização do plano do ensino da disciplina de Libras, ofertada por três cursos presenciais de licenciatura em Educação Física da região Oeste do Paraná. Foram constatados equívocos no título da disciplina e insuficiência em sua carga horária. Em relação aos conteúdos abordados, há três categorias temáticas: o ensino de Libras; surdez e a pessoa surda; aspectos educacionais da pessoa surda. A categoria mais expressiva é a do ensino de Libras, ressaltando a importância de os professores terem conhecimento da língua e das características linguísticas e culturais dos alunos surdos.
Downloads
Referências
ADAMS, Fernanda Welter. A disciplina de LIBRAS na formação inicial de professores de ciências da natureza. In: XIII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. 2017. Curitiba.
Anais. Curitiba: EDUCERE, 2017. Disponível em: http://educere.pucpr.br/p7 /anais.html?titulo=&edicao=6 Acesso em: 11 set 2018.
ALMEIDA, Josiane Junia Facundo de; VITALIANO, Célia Regina. A disciplina de Libras na formação inicial de pedagogos: experiências dos graduandos. In: IX SEMINÁRIO ANPEDSUL. Anais. Caxias do Sul: ANPED, 2012.
ARAGON, Carmelina Aparecida; SANTOS, Isabela Bagliotti. Deficiência auditiva/surdez: conceitos, legislações e escolarização. Educação, Batatais, v. 5, n. 2, p. 119-140. 2015.
BRASIL. Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. Diário Oficial [da] União, Brasília, DF, 25 abr.2002.
Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/L10436.htm>. Acesso em: 10 set. 2017.
BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Brasília, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16690-politica-nacional-de-educacao-especial-na-perspectiva-da-educacao-inclusiva-05122014&Itemid=30192. Acesso em: 15 set. 2017.
BRASIL. Decreto no 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Diário Oficial [da] União, Brasília, DF, 23 dez. 2005. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato20042006/2005/decreto/d5626.htm. Acesso em: 15 set. 2017.
CRUZ, Gilmar de Carvalho. Formação continuada de professores de educação física em ambiente escolar inclusivo. Campinas, 2005. Tese (Doutorado em Educação Física). 254p. Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, 2005.
CRUZ, Gilmar de Carvalho; TASSA, Khaled Omar Mohamad El. A inclusão escolar na formação de professores: perspectivas da educação física. In: III CONGRESSO IBERO
AMERICANO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO. 2012. Zaragoza- Espanha. Anais. Zaragoza: ANPAE, 2012.
DIZEU, Liliane Correia Toscano de Brito. CAPORALI, Sueli Aparecida. A língua de sinais constituindo o surdo como sujeito. Educação & Sociedade, Campinas, vol. 26, n. 91, p. 583- 597, maio-ago. 2005.
DUARTE, Soraya Bianca Reis et al. Aspectos históricos e socioculturais da população surda. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v.20, n.4, p.1713-1734, out.-dez. 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.