A disciplina de libras em cursos de licenciatura em educação física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rs.v3i2.55101

Palavras-chave:

Libras. Formação de professores. Educação Física.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar títulos, carga-horária e conteúdos programáticos da disciplina de Libras em cursos de licenciatura em Educação Física. Para tanto, optou-se por uma pesquisa de caráter descritivo, por meio de análise documental, com a utilização do plano do ensino da disciplina de Libras, ofertada por três cursos presenciais de licenciatura em Educação Física da região Oeste do Paraná. Foram constatados equívocos no título da disciplina e insuficiência em sua carga horária. Em relação aos conteúdos abordados, há três categorias temáticas: o ensino de Libras; surdez e a pessoa surda; aspectos educacionais da pessoa surda. A categoria mais expressiva é a do ensino de Libras, ressaltando a importância de os professores terem conhecimento da língua e das características linguísticas e culturais dos alunos surdos.

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Biografia do Autor

Elisabeth Rossetto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Cascavel, Paraná

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Professora Associada do Programa de Pos-Graduacáo em Educacáo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Rodrigo Zini, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Cascavel, Paraná

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Elizete Gonçalves Ribeiro, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Cascavel, Paraná

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

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Publicado

2018-12-21

Como Citar

ROSSETTO, E.; ZINI, R.; RIBEIRO, E. G. A disciplina de libras em cursos de licenciatura em educação física. Revista Sinalizar, Goiânia, v. 3, n. 2, p. 87–101, 2018. DOI: 10.5216/rs.v3i2.55101. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revsinal/article/view/55101. Acesso em: 27 fev. 2024.

Edição

Seção

Artigos