Teatro de bonecos na disciplina “Literatura Surda”
DOI:
https://doi.org/10.5216/rs.v2i2.50344Palavras-chave:
Literatura Surda. Libras. Teatro de bonecos. Educação de surdos.Resumo
Este artigo relata uma ação resultante de experiência didática com teatro de bonecos na disciplina “Literatura Surda”, ministrada para alunos surdos e ouvintes do quarto período do curso Licenciatura em Letras: Libras da Universidade Federal de Goiás – UFG. A disciplina foi desenvolvida de modo a apresentar produções literárias surdas, promovendo, simultaneamente, reflexões sobre experiências de vida dos surdos. No decorrer das aulas, os alunos tiveram a oportunidade de produzir histórias em Libras e criar novas formas de apresentá-las, tendo em mente o público surdo. A disciplina “Literatura Surda” demonstrou ser um instrumento importante para a divulgação da Libras e para ativar o debate sobre ideias preconcebidas a respeito dos surdos e de suas produções.
Downloads
Referências
AMARAL, A. M. Teatro de Bonecos no Brasil. In: Teatro de Bonecos no Brasil e em São Paulo de 1940 a 1980. São Paulo: COM-ARTE, 1994.
______. Teatro de animação. São Caetano do Sul, RS: Ateliê editorial, 1997.
______. Teatro de Formas Animadas: Máscaras, Bonecos, Objetos. 3.ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2011.
BISOL, C. Tibi e Joca: uma história de dois mundos. Porto Alegre: Mercado Aberto, 2001.
CANDIDO, A. A literatura e a formação do homem. In: Imaginação e Literatura. Remate de Males. Campinas: Unicamp, v. 35, n. 2, p. 81-90, 2015. Disponível em: http://revistas.iel.unicamp.br/index.php/remate/article/viewFile/3560/3007 Acesso em: 3 set 2015.
COUTO, C. Casal feliz. Belém, PA: 2010.
KARNOPP, L. B. Literatura Surda. In: Literatura, Letramento e práticas educacionais. Grupo de Estudos Surdos e Educação. Campinas: ETD – Educação Temática, Digital, v. 7, n. 2, p. 98-109, jun 2008. Disponível em: < http://ojs.fe.unicamp.br/ged/etd/article/view/1633>
Acesso em: 6 dez 2015.
PEIXOTO. Fernando. O que é teatro? In.: O que é teatro. São Paulo: Nova cultural e Brasiliense, 1980, p. 9-29.
ROSA, F. S.; KARNOPP, L. B. Patinho surdo. Canoas: Ulbra, 2005.
SANTANA, A. L. Teatro de Bonecos. Disponível em:
<http://www.infoescola.com/artes/teatro-de-bonecos>. Acesso em: 23 nov 2016.
SANTOS, F. A. G. Mamulengo: o Teatro de Bonecos Popular no Brasil. 2010. Disponível em: <https://formasanimadas.wordpress.com/2010/08/09/mamulengo-o-teatro-de-bonecos-opular-no-brasil-fernando-augusto>. Acesso em: 20 nov 2016.
SEDA, Rita Elisa. “A criança e Deus”, In: Troféu, s/d. Disponível em:
http://www.recantodasletras.com.br/poesiascomemorativas/1309262. Acesso em: 23 mai 2017.
SILVEIRA, C.; ROSA, F. S.; KARNOPP, L. B. Cinderela surda. Canoas: Ulbra, 2003.
SKLIAR, C.. Os Estudos Surdos em Educação: problematizando a normalidade. In: SKLIAR, C. (Org.) Surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 1998, p. 7-32.
STROBEL, K. As imagens do outro sobre a cultura surda. Florianópolis: UFSC, 2008.
SUTTON-SPENCE, R. Imagens da identidade e cultura surdas na poesia em língua de sinais. In: QUADROS, R. M.; VASCONCELLOS, M. L. B. (Org.). Questões teóricas das pesquisas em línguas de sinais. Petrópolis, RJ: Arara Azul, 2008, p. 339-349.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. Projeto Pedagógico do Curso Licenciatura em Letras: Libras, 2012. Disponível em:
https://www.letras.ufg.br/up/25/o/2014_PPC_libras.pdf Acesso em: 7 ago 2015.
VIEIRA. D. G.; LIMA, H. J. de. O teatro como instrumento pedagógico na educação de surdos. In.: Revista Sinalizar, v.1, n. 1, p. 93-102, jan/jun 2016. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/revsinal/article/view/39646/20231 . Acesso em: 23 set 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.