Direitos humanos à educação: surdos na escola

Autores

  • Marcus Vinicius Alves Galvão Universidade Federal de Goiás (UFG). Faculdade de Medicina. Goiânia, Goiás. http://orcid.org/0000-0002-6972-6251
  • Christiane de Holanda Camilo Universidade Federal do Tocantins (UFT). Tocantins, Goiás.

DOI:

https://doi.org/10.5216/rs.v2i1.45943

Palavras-chave:

Direitos Humanos, Inclusão, Surdo.

Resumo

A educação do surdo é um tema recorrente que nos últimos anos tem sido abordado, tanto de maneira isolada, quanto de forma interdisciplinar, por áreas diversas. Este artigo objetiva investigar, a partir da fala de profissionais que lidam diretamente com o surdo no ambiente escolar, como está ocorrendo sua inclusão, tendo em vista os Direitos Humanos. Trata-se de uma pesquisa transversal, qualitativa, com aplicação de entrevistas semi-estruturadas a gestoras e intérprete de Libras de duas escolas públicas do município de Goiânia. Observou-se que esforços têm sido feitos para a inclusão dos surdos, mas esses ainda relatam dificuldades no acolhimento, que é falho no que diz respeito à dignidade humana. Os resultados desta pesquisa mostram que a inclusão do educando surdo está acontecendo apenas em nível social e não em nível cognitivo, o que não deveria acontecer, pois incluir é proporcionar condições para o acesso, a permanência e a saída do educando da escola.

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Biografia do Autor

Marcus Vinicius Alves Galvão, Universidade Federal de Goiás (UFG). Faculdade de Medicina. Goiânia, Goiás.

Musicoterapeuta graduado pela Universidade Federal de Goiás (2013). Especialista em Direitos Humanos da Criança e do Adolescente pela mesma IES. Participou do programa de aperfeiçoamento profissional do Cetro de Reabilitação e Readaptação Drº Henrique Santillo - CRER (2016). Mestrando pelo Programa de Pós- Graduação em Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina da UFG. Tradutor/Intérprete de Língua Brasileira de Sinais desde 2007. Integrante do Grupo de Estudos e pesquisa em Musicoterapia do CNPq

Christiane de Holanda Camilo, Universidade Federal do Tocantins (UFT). Tocantins, Goiás.

Professora das Faculdades de Direitos da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e da Universidade Estadual do Tocantins, Doutoranda em Sociologia (UFG), Mestre em Direitos Humanos (UFG). Pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Direitos Humanos (NDH / UFG), do Núcleo de Estudos sobre Criminalidade e Violência (NECRIVI/UFG) e. Membro do Grupo de Pesquisa Memória, Cidadania e Direitos Humanos - Linha de pesquisa: Direitos Econômicos, Sociais, Culturais e Justiça Ambiental (CAPES/CNPq).

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Publicado

2017-07-14

Como Citar

GALVÃO, M. V. A.; CAMILO, C. de H. Direitos humanos à educação: surdos na escola. Revista Sinalizar, Goiânia, v. 2, n. 1, p. 35–50, 2017. DOI: 10.5216/rs.v2i1.45943. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revsinal/article/view/45943. Acesso em: 3 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos