Direitos humanos à educação: surdos na escola
DOI:
https://doi.org/10.5216/rs.v2i1.45943Palavras-chave:
Direitos Humanos, Inclusão, Surdo.Resumo
A educação do surdo é um tema recorrente que nos últimos anos tem sido abordado, tanto de maneira isolada, quanto de forma interdisciplinar, por áreas diversas. Este artigo objetiva investigar, a partir da fala de profissionais que lidam diretamente com o surdo no ambiente escolar, como está ocorrendo sua inclusão, tendo em vista os Direitos Humanos. Trata-se de uma pesquisa transversal, qualitativa, com aplicação de entrevistas semi-estruturadas a gestoras e intérprete de Libras de duas escolas públicas do município de Goiânia. Observou-se que esforços têm sido feitos para a inclusão dos surdos, mas esses ainda relatam dificuldades no acolhimento, que é falho no que diz respeito à dignidade humana. Os resultados desta pesquisa mostram que a inclusão do educando surdo está acontecendo apenas em nível social e não em nível cognitivo, o que não deveria acontecer, pois incluir é proporcionar condições para o acesso, a permanência e a saída do educando da escola.
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