O TEATRO COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO DE SURDOS
DOI:
https://doi.org/10.5216/rs.v1i1.39646Resumo
Por ser uma arte de caráter fortemente visual, que aglutina todas as outras artes e linguagens, o teatro tem grande receptividade nas comunidades surdas e pode ser uma proposta pedagógica eficiente para melhorar o desempenho de alunos surdos e tornar sua educação mais interessante e significativa. O objetivo deste trabalho é trazer reflexões sobre os benefícios do uso do teatro na educação do surdo. A experiência dramática, levada à sala de aula, auxilia o desenvolvimento cognitivo e pode ser avaliada como um percurso, por meio do qual ocorre a transformação da interioridade do aluno surdo e também de sua realidade exterior. Para o desenvolvimento deste trabalho, foram essenciais as obras de Courtney e Reverbel, no que diz respeito ao teatro e à educação, assim como os textos de Freitas, que desenvolveu pesquisas sobre o teatro e a educação de surdos, apontando a importância das atividades de dramatização teatral, propostas em salas de aula, para motivar as práticas de linguagem escrita em Língua Portuguesa do aluno surdo e a redução dos entraves linguísticos entre surdos e ouvintes.
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