Os contos literários infantis como recurso didático na construção do imaginário do aluno surdo

Autores

  • Wanuse Souza Lopes Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia

DOI:

https://doi.org/10.5216/rs.v2i1.36158

Palavras-chave:

Linguagem, Língua de sinais, Literatura Infantil, Leitura, Surdez.

Resumo

Crianças surdas aprendem de forma análoga às crianças ouvintes. O meio em que a criança está inserida influencia sua capacidade de comunicação e linguagem, que pode ser facilitada e enriquecida com a oferta de contos literários infantis. A possibilidade de comunicação precoce da criança ouvinte torna-a mais avançada cognitivamente em relação à criança surda, pois as carências comunicativas dos surdos dificultam a aprendizagem. O texto literário infantil pode ser um recurso didático para incitar o imaginário do surdo, levando-o a criar, significar e ressignificar situações e emoções, enriquecendo também seu vocabulário. O objetivo deste artigo é analisar a importância da literatura infantil como recurso didático na construção do imaginário do indivíduo surdo, a partir das reflexões de teóricos como Piaget, Chomsky e Vygotsky.

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Biografia do Autor

Wanuse Souza Lopes, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia

Graduação em Pedagogia pelo Instituto Aphonsiano de Ensino Superior – IAESup e no Curso de Letras-Libras da Universidade Federal de Goiás - UFG. Especialista em Docência Universitária e Diretora Geral da Faculdade Tecnológica de Anápolis

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Publicado

2017-07-14

Como Citar

LOPES, W. S. Os contos literários infantis como recurso didático na construção do imaginário do aluno surdo. Revista Sinalizar, Goiânia, v. 2, n. 1, p. 24–34, 2017. DOI: 10.5216/rs.v2i1.36158. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revsinal/article/view/36158. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos