Os contos literários infantis como recurso didático na construção do imaginário do aluno surdo
DOI:
https://doi.org/10.5216/rs.v2i1.36158Palavras-chave:
Linguagem, Língua de sinais, Literatura Infantil, Leitura, Surdez.Resumo
Crianças surdas aprendem de forma análoga às crianças ouvintes. O meio em que a criança está inserida influencia sua capacidade de comunicação e linguagem, que pode ser facilitada e enriquecida com a oferta de contos literários infantis. A possibilidade de comunicação precoce da criança ouvinte torna-a mais avançada cognitivamente em relação à criança surda, pois as carências comunicativas dos surdos dificultam a aprendizagem. O texto literário infantil pode ser um recurso didático para incitar o imaginário do surdo, levando-o a criar, significar e ressignificar situações e emoções, enriquecendo também seu vocabulário. O objetivo deste artigo é analisar a importância da literatura infantil como recurso didático na construção do imaginário do indivíduo surdo, a partir das reflexões de teóricos como Piaget, Chomsky e Vygotsky.
Downloads
Referências
BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI). Brasília: MEC/SEF, 1998.
CADEMARTORI, L.O.. O que é literatura infantil? 6. Ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
CHOMSKY, Noan. Language and Problems of knowledge: The Managua Lectures. Cambridge, MA: MIT Press, 1988.
COELHO, Nelly Novaes. Panorama Histórico da Literatura Infantil Juvenil. 4. ed. São Paulo: Ática, 1991.
HESSEL, C., ROSA, F., KARNOPP, L. B.. Cinderela Surda. Canoas: ULBRA, 2003.
KARNOPP, L. B.. Aquisição Fonológica na Língua Brasileira de Sinais: estudolongitudinal de uma criança surda. 1999. Tese (Doutorado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1999.
_________. “Literatura Surda. Literatura, Letramento e Prática Educacionais Grupo de Estudos e Subjetividade”. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, v. 7, n. 2, p.98- 109, jun, 2006.
LEBEDEFF, T.. “Reflexões sobre adaptações culturais em histórias infantis produzidas para a comunidade surda”. In: ORMEZZANO, G.; BARBOSA, M. (Org.). Questões de Intertextualidade. Passo Fundo: UPF, 2005, p. 179-188.
PIAGET, J.. Psicologia e epistemologia: por uma teoria do conhecimento. Rio de Janeiro: Forense, 1973. Revista Sinalizar, Goiânia, v. 2, n.1, p. 24- 34, jan. / jun., 2017 ISSN: 2448-0797.
QUADROS, Ronice. As categorias vazias pronominais: uma análise alternativa com base na alternativa com base na língua se sinais brasileira e reflexos no processo de aquisição. Dissertação de Mestrado, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande Do Sul, 1995.
_________. Educação de Surdos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
_________. “O ‘Bi’ em bilinguismo na educação de surdos”. In E. Fernandes (Org.). Surdez bilinguismo. Porto Alegre, RS: Editora Mediação, 2005, 26-36.
__________. Aquisição bilíngue intermodal: Libras e Português. In: 18º Intercâmbio de Linguística Aplicada, 2011, São Paulo: Caderno de Resumos, 2011.
_________ ; KARNOPP, L.. Língua de Sinais Brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: ArtMed, 2004.
ROSA, F. Literatura Surda: Criação e Produção de Imagens e Textos. © ETD – Educação Temática Digital, Campinas, v.7, n.2, p.58-64, jun. 2006.
________; KARNOPP, L.. Adão e Eva. Ilustrações de Maristela Alano. Canoas: ULBRA, 2005.
________; KARNOPP, L.. Patinho Surdo. Ilustrações de Maristela Alano. Canoas: ULBRA, 2005.
SILVEIRA, C. H., ROSA, F., KARNOPP, L. B.. Rapunzel Surda. Canoas: ULBRA, 2003.
SKLIAR, C.. (Org.). A Surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 1998.
SOUZA, R. M. de. Que palavra que te falta? São Paulo: Martins Fontes, 1998.
STROBEL, Karin. As imagens do outro sobre a cultura surda. Florianópolis: Editora da UFSC, 2009.
VYGOTSKY, L.S.. O desenvolvimento psicológico na infância. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.