Editais de concursos públicos: análise das atribuições dos intérpretes educacionais libras-português

Autores

  • Camila Francisco Universidade Federal de Santa Catarina
  • Silvana Aguiar dos Santos Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5216/rs.v1i1.35856

Resumo

No Brasil, uma série de políticas linguísticas em torno da Língua Brasileira de Sinais foram implementadas com maior vigor a partir do Decreto nº 5.626/05. Mesmo com os avanços das políticas linguísticas, há vários desafios quanto à contratação de tradutores e intérpretes de língua de sinais (TILS), principalmente, no contexto educacional. Esta pesquisa investiga as atribuições que deverão ser desempenhadas pelos profissionais nas cidades de Florianópolis e Itajaí, no contexto educacional da educação básica. O corpus utilizado nesta pesquisa restringiu-se aos editais de concursos públicos publicados nos anos de 2005 a 2013. No contexto educacional, aspectos como processos de aprendizagem dos alunos surdos, confusão de papéis entre a docência e o exercício tradutório são fatos que perpassam a atuação desses profissionais. Esta pesquisa tem o intuito de observar, analisar e classificar as atribuições presentes nos editais destinadas aos TILS nas cidades analisadas. A metodologia adotada é a análise documental, bibliográfica de cunho qualitativo. Os dados revelam que a cidade de Itajaí tem mais atribuições de cunho tradutório do que a cidade de Florianópolis. Constatamos ainda a necessidade de diretrizes sobre o exercício tradutório no contexto educacional, com respaldo nos preceitos da interpretação comunitária.

Palavras-chave: intérprete educacional, Libras-Português, atribuições de trabalho.

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Biografia do Autor

Camila Francisco, Universidade Federal de Santa Catarina

Bacharel em Letras Libras - UFSC.

Silvana Aguiar dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora Adjunta no curso de Letras - Libras do Departamento de Artes e Libras, pesquisadora da UFSC no campo do conhecimento: Estudos da Tradução e interpretação de Libras. Doutora em Estudos da Tradução e Mestre em Educação pela Unicersidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

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Publicado

2016-02-01

Como Citar

FRANCISCO, C.; SANTOS, S. A. dos. Editais de concursos públicos: análise das atribuições dos intérpretes educacionais libras-português. Revista Sinalizar, Goiânia, v. 1, n. 1, p. 48–64, 2016. DOI: 10.5216/rs.v1i1.35856. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revsinal/article/view/35856. Acesso em: 11 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos