Autonomia e Ambiguidade
As passarelas de Salvador como Arquipélago e Rede
DOI:
https://doi.org/10.5216/revjat.v4.74723Palavras-chave:
Passarela. Salvador. Lelé. Autonomia. Urbanização.Resumo
O texto apresenta uma leitura crítica da obra de Lelé em Salvador a partir de escritos de Pier Vittorio Aureli e Mark Wigley, que constituem uma moldura teórica que associa o desafio da arquitetura como disciplina autônoma diante dos violentos processos de urbanização aos protocolos de representação que estabelecem relações, sempre desprovidas de neutralidade ou clareza objetiva, entre a arquitetura e o lugar. Sob esta perspectiva, abre-se um campo interpretativo que revela uma acentuada diferenciação entre os dois períodos de atuação do arquiteto na cidade (o primeiro de meados dos anos 1970 até 1982 e o segundo entre 1986 e 1994): além das evidentes diferenças entre os materiais empregados, surgem de maneira inequívoca posturas e estratégias claramente distintas quanto à relação com a arquitetura da cidade e sua possibilidade de expressão contemporânea, reveladas através da análise das passarelas para pedestres para o sistema do bonde urbano, em oposição a obras como a Estação da Lapa ou as Secretarias de Estado no CAB, todas de autoria de Lelé.
Downloads
Referências
AURELI, Pier Vittorio. The possibility of an absolute architecture. Cambridge, MA: The MIT Press, 2011.
CAMPOS, Márcio Correia. Sistema e adaptação: as passarelas projetadas para Salvador. In LATORRACA, Giancarlo e RISSELADA, Max (org.). A arquitetura de Lelé: fábrica e invenção. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado: Museu da Casa Brasileira, 2010. p 72-101.
FRAMPTON, Kenneth. Historia Crítica de la Arquitectura Moderna. Barcelona: Editorial Gustavo Gilli S. A., 1993.
LATORRACA, Giancarlo (org.). João Filgueiras Lima: Lélé. Lisboa: Editora Blau; São Paulo: Instituto Lina Bo e Pietro Maria Bardi, 2000.
LATORRACA, Giancarlo e RISSELADA, Max (org.). A arquitetura de Lelé: fábrica e invenção. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado: Museu da Casa Brasileira, 2010.
SAMPAIO, Antônio Heliodório Lima. Formas urbanas: cidade real & cidade ideal contribuição ao estudo urbanístico de Salvador. Salvador: Quarteto Editora / PPG/AU, Faculdade de Arquitetura da UFBa, 1999.
WIGLEY, Mark. Il luogo / On site. Lotus International, Milão, v. 95, p. 118-131, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Jatobá
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
4. Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Jatobá e publicaremos a correção num dos próximos números.