Resgate, valorização, educação e documentação do patrimônio por meio de sketches

Autores

  • Luana M. E. Kallas Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, luanakallas@ufg.br https://orcid.org/0000-0002-9808-0402
  • Juan Carlos Guillen-Salas Grupo de pesquisa LFDC, Universidade de Brasília (UnB)
  • Eliel Américo Santana da Silva Universidade de Brasília (UnB)

DOI:

https://doi.org/10.54686/revjat.v2i.66526

Palavras-chave:

Resgate. valorização. educação patrimonial. documentação. patrimônio. sketches.

Resumo

Desde a pré-história podemos identificar o desenho e a pintura como forma de representação e registro da história. Os desenhos e pinturas eram a única forma de capturar um momento da história, os costumes, a fauna e a flora de um lugar, como apresentado por diversos naturalistas pelo mundo. No Brasil dos séculos XVII, XVIII e XIX, alguns expoentes desses naturalistas, como Jean Baptiste Debre, William John Burchell, Johann Moritz Rugendas, entre outros representaram as cidades mais importantes do Brasil, como Rio de Janeiro, São Paulo e desbravaram selva, rios e chegaram às aldeias e cidades do interior do país, registrando épocas, documentando-os para o presente e futuro. Hoje, os desenhistas de rua contemporâneos representam as cidades e ao mesmo tempo se aproximam e/ou se reaproximam do patrimônio de suas cidades por meio de desenhos. De outro lado, muitas pessoas, devido à rotina cotidiana deixam de conhecer o patrimônio da cidade, o que faz a população esquecer sua história e esse esquecimento leva ao descuido de seu patrimônio. Nesse sentido, este estudo parte da hipótese de que os sketches são uma forma de resgate, valorização, como também de documentação do patrimônio arquitetônico e urbanístico contribuindo para a consciência de uma herança cultural e uma educação patrimonial. Nesse sentido, o objetivo geral deste trabalho é identificar se os sketches urbanos são uma forma de resgatar, valorizar e documentar o patrimônio arquitetônico e urbanístico e se contribuem para uma consciência da herança cultural, ou seja, a educação patrimonial. A metodologia aplicada foi o levantamento do referencial teórico acerca do patrimônio, documentação e valorização; levantamento dos desenhos dos naturalistas do passado de Frans Post, José Joaquim Freire, Joaquim Jose Codina, Jean-Baptiste Debret e dos desenhistas de rua contemporâneos; um questionário aplicado para todo o Brasil, por meio do Google Forms, de forma remota e online, principalmente aos desenhistas de rua, sobre a temática do desenho e a valorização do patrimônio material e cultural; sistematização do questionário, apresentação dos resultados e discussão. Os resultados apresentaram que 102 dos 104 respondentes ao questionário acreditam que os desenhos ou sketches resgatam e valorizam o patrimônio material e cultural, arquitetônico e urbanístico. Dessa forma, o objetivo foi atendido e a hipótese comprovada, que os sketches são uma forma de resgatar, valorizar e documentar o patrimônio arquitetônico e urbanístico e, ao mesmo tempo, contribuem para a educação patrimonial.

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Biografia do Autor

Luana M. E. Kallas, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, luanakallas@ufg.br

Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela UnB (2015), linha de pesquisa em Planejamento e desenho urbano. Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela UnB(2008), linha de pesquisa de planejamento e desenho urbano. Especialista em Paisagismo pelo Instituto Camillo Filho(2005). Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Piauí (2003). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento urbano, regional e metropolitano, com enfoque nos instrumentos da política urbana; paisagem, com enfoque em paisagismo e novos usos dos espaços públicos; e, a sustentabilidade, com enfoque em infraestruturas verdes e conforto ambiental. Foi Professora na FAU UnB e atualmente é Professora Adjunta no curso de Arquitetura e Urbanismo e Professora permanente do curso de Pós-graduação Projeto e Cidade (PPGPC) da Faculdade de Artes Visuais na Universidade Federal de Goiás, campus Goiânia (FAV/ UFG), sendo Editora-chefe da Revista Jatobá, do Programa de Pós-graduação Projeto e Cidade da FAV/UFG e é representante e correspondente desde 2015 do Urban Sketchers de Brasília/DF, bem como coordena o projeto de Extensão Goiânia em Traços, que visa resgatar e reconhecer a cidade por meio da observação durante o caminhar, o flanar representando-a em sketches urbanos, e assim valorizando o patrimônio cultural, arquitetônico e natural da cidade. É representante individual ICOMOS BR Documentação em Goiás.

Juan Carlos Guillen-Salas, Grupo de pesquisa LFDC, Universidade de Brasília (UnB)

Doutor em Arquitetura e Urbanismo na Universidade de Brasília, Brasília DF - Brasil. TESE: Biomimética - Fabricação Digital - Fabricação Robótica - Envoltórias Arquitetônicas. Projetação e Fabricação de Pavilhão Biomimético de Forma Complexa, Celular e Responsivo com Tecnologias Digitais e Robótica em Brasília - DF. ÁREA DE PESQUISA: Tecnologia, Ambiente e Sustentabilidade. LINHAS DE PESQUISA: Tecnologia de Produção do Ambiente Construído: Modelagem Paramétrica, Fabricação Digital e Customização em Massa, Biomimética, Fotogrametria Arquitetônica Digital, Fotogrametria Arquitetônica Digital com Drone, Escaneamento 3D, Desenho Paramétrico, Desenho Algorítmico-Generativo, Simulação Computacional, Prototipagem Rápida, Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Dispositivos Responsivos, Origami na Arquitetura, Plataforma Arduíno, Fabricação Digital. PESQUISADOR: Laboratório de Fabricação Digital e Customização em Massa da LFDC da FAU/UnB. GUPO DE PESQUISA/CNPq: LFDC - Laboratório de Fabricação Digital e Customização em Massa. REPRESENTANTE OFICIAL: Urban Sketchers Brasília. PÁGINAS NO FACEBOOK: Juan Guillén-Fabricação Digital-Brasília DF, Juan Guillén-Fotogrametria Arquitetônica-Drone-Brasília DF, Juan Guillén-Simulação Computacional-Brasília DF, Juan Guillén-Fotografia de Arquitetura- Brasília DF, Juan Guillén-Urban Sketch-Brasília DF, Urban Sketchers Brasília USK BsB. 

Eliel Américo Santana da Silva, Universidade de Brasília (UnB)

Possui graduação em ARQUITETURA pela Universidade Federal do Pará (1990), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (2000), doutorado em Urbanismo pelo PROURB-FAU, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), 2012. Atualmente é Professor Adjunto 1 da Universidade de Brasília (FAU-UnB). Representante do Urban Sketchers Brasília/DF.

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Publicado

2020-11-09

Como Citar

KALLAS, L. M. E.; GUILLEN-SALAS, J. C.; SILVA, E. A. S. da. Resgate, valorização, educação e documentação do patrimônio por meio de sketches. Revista Jatobá, Goiânia, v. 2, 2020. DOI: 10.54686/revjat.v2i.66526. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revjat/article/view/66526. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê