Concepção Arquitetônica
O Ensino e as Estratégias Didático-Pedagógicas no Ateliê de Projeto.
DOI:
https://doi.org/10.54686/revjat.v3i.72001Palabras clave:
Concepção Arquitetônica. Ateliê de Projeto. TectônicaResumen
Considerando as questões do Ensino de Arquitetura no Brasil e as Diretrizes Curriculares Nacionais estabelecidas pelo MEC, o texto trata de apresentar estratégias didático-pedagógicas para o ensino do Projeto de Arquitetura, definindo como base a terminologia definida na norma técnica e utilizada pela entidade de classe, com objetivo de aproximar o ensino acadêmico da realidade profissional, porém diferenciando o ensino da atividade profissional. As estratégias didático-pedagógicas estão amparadas no desenho e nas estruturas gráficas que tenham como base a própria Arquitetura, buscando revelar os critérios e soluções de outros projetos, passíveis de aplicação em novas realidades através da noção de Material de Projeto. O texto também trata de evitar o afastamento da atividade de ensino do Projeto de Arquitetura da sua realidade quando passam a utilizar métodos de experimentação, reflexão e pesquisa que afastam o projeto do seu objetivo que é através das técnicas da engenharia e Arquitetura objetivar uma nova edificação.
Descargas
Citas
MAHFUZ, Edson. O ateliê de projeto como mini-escola. Arquitextos, São Paulo, ano
, n. 115.00, Vitruvius, dez. 2009. Disponível em <https://vitruvius.com.br/revistas/
read/arquitextos/10.115/1>. Acesso em: 22 de fev. 2222.
ALMEIDA FILHO, O. Tabelas de Honorários de Serviços de Arquitetura e Urbanismo do Brasil- Módulo I- Remuneração de Projeto Arquitetônico de Edificações. 1a.. ed. Fortaleza- CE: Expressão Gráfica e Editora, 2014. v. 1. 79p .
PIÑON, Hélio. Materiales de Proyecto. Barcelona: ETSAB UPC, 2004.
PIÑON, Hélio. Teorias del Proyecto. Barcelona: Edicions UPC, 2006.
ROVIRA, Teresa et al. El Proyecto Moderno: Pautas de Investigación. Barcelona: Edicions Upc, 2007.
SANTOS, Alexandre dos. Pedro Paulo de Melo Saraiva: la constancia de la modernidad. 2015. 289 f. Tese (Doutorado) - Curso de Escola Técnica de Arquitetura de Barcelona, Departamento de Projetos Arquitetônicos, Universidade Politécnica de Catalunha, Barcelona, 2015.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista Jatobá
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
1.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
4. Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Jatobá e publicaremos a correção num dos próximos números.