História do espaço, espaço da história:
reflexões sobre o papel da história no processo e no ensino de projeto de arquitetura
DOI:
https://doi.org/10.54686/revjat.v1i.61277Palabras clave:
Ensino. projeto de arquitetura. história. campo disciplinar. prática cotidiana. experiências didáticas.Resumen
A integração do conteúdo das aulas de história da arquitetura com a prática de projeto tem sido um grande desafio aos cursos de arquitetura e, em geral, tem sido um desafio sequer formulado. Na prática cotidiana dos cursos, as disciplinas de história e projeto mantêm-se confortavelmente confinadas e disciplinadas em seus recintos, desconectadas entre si, apartando a reflexão histórica do processo projetual. Algumas perguntas se colocam como objetivos a serem perseguidos por este artigo: porque um arquiteto deve estudar história? Como pode ele utilizar esse conhecimento teórico na sua atuação prática? Qual atitude deve-se esperar de um projetista frente à história? Este texto explora uma proposta de integração entre os campos disciplinares da história e do projeto de arquitetura, utilizando como metodologia uma reflexão epistemológica sobre o sentido da história, sua historicidade e sua aplicação no projeto. Esse percurso abre-se para a avaliação sistemática de exercícios projetuais executados por alunos, em disciplina de projeto de arquitetura, cuja interlocução com a história foi perseguida. A experiência revela que associar ensino e pesquisa pode construir novas perspectivas sobre temas clássicos da arquitetura, e aponta caminhos para estudos posteriores. Buscar a integração de conhecimentos de áreas tradicionalmente organizadas de forma dissociada, também, demonstra possibilidades de inovação para o campo do conhecimento e para a produção arquitetônica. Uma reflexão rara no círculo arquitetônico que repete, sistematicamente e irrefletidamente, modelos de pensamento construídos para contextos históricos absolutamente diferentes do nosso.
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