Resgate, valorização, educação e documentação do patrimônio por meio de sketches
DOI:
https://doi.org/10.54686/revjat.v2i.66526Palavras-chave:
Resgate. valorização. educação patrimonial. documentação. patrimônio. sketches.Resumo
Desde a pré-história podemos identificar o desenho e a pintura como forma de representação e registro da história. Os desenhos e pinturas eram a única forma de capturar um momento da história, os costumes, a fauna e a flora de um lugar, como apresentado por diversos naturalistas pelo mundo. No Brasil dos séculos XVII, XVIII e XIX, alguns expoentes desses naturalistas, como Jean Baptiste Debre, William John Burchell, Johann Moritz Rugendas, entre outros representaram as cidades mais importantes do Brasil, como Rio de Janeiro, São Paulo e desbravaram selva, rios e chegaram às aldeias e cidades do interior do país, registrando épocas, documentando-os para o presente e futuro. Hoje, os desenhistas de rua contemporâneos representam as cidades e ao mesmo tempo se aproximam e/ou se reaproximam do patrimônio de suas cidades por meio de desenhos. De outro lado, muitas pessoas, devido à rotina cotidiana deixam de conhecer o patrimônio da cidade, o que faz a população esquecer sua história e esse esquecimento leva ao descuido de seu patrimônio. Nesse sentido, este estudo parte da hipótese de que os sketches são uma forma de resgate, valorização, como também de documentação do patrimônio arquitetônico e urbanístico contribuindo para a consciência de uma herança cultural e uma educação patrimonial. Nesse sentido, o objetivo geral deste trabalho é identificar se os sketches urbanos são uma forma de resgatar, valorizar e documentar o patrimônio arquitetônico e urbanístico e se contribuem para uma consciência da herança cultural, ou seja, a educação patrimonial. A metodologia aplicada foi o levantamento do referencial teórico acerca do patrimônio, documentação e valorização; levantamento dos desenhos dos naturalistas do passado de Frans Post, José Joaquim Freire, Joaquim Jose Codina, Jean-Baptiste Debret e dos desenhistas de rua contemporâneos; um questionário aplicado para todo o Brasil, por meio do Google Forms, de forma remota e online, principalmente aos desenhistas de rua, sobre a temática do desenho e a valorização do patrimônio material e cultural; sistematização do questionário, apresentação dos resultados e discussão. Os resultados apresentaram que 102 dos 104 respondentes ao questionário acreditam que os desenhos ou sketches resgatam e valorizam o patrimônio material e cultural, arquitetônico e urbanístico. Dessa forma, o objetivo foi atendido e a hipótese comprovada, que os sketches são uma forma de resgatar, valorizar e documentar o patrimônio arquitetônico e urbanístico e, ao mesmo tempo, contribuem para a educação patrimonial.
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