A EXPLORAÇÃO DE MINÉRIOS NO BRASIL À LUZ DAS TEORIAS DA ESCOLHA RACIONAL E DOS JOGOS

THE EXPLORATION OF MINERS IN BRAZIL IN THE LIGHT OF RATIONAL CHOICE AND GAMES THEORIES

Autores

  • Gabriela Eulalio De Lima Faculdade de Educação e Meio Ambiente - FAEMA

Palavras-chave:

Existência digna, Exploração de minérios., Teoria da escolha racional., Teoria dos jogos

Resumo

Partindo da análise do vigente modelo constitucional brasileiro, dedicado a ordem econômica e a garantia dos direitos fundamentais, tem revelado em muitos setores do mercado brasileiro, falhas consideráveis no seu desenvolvimento, repercutindo consequências funestas e incertas à toda sociedade, é o que se concebe da exploração de minérios no Brasil, que tem marcado a história com devastações da existência digna. Dessarte, a pesquisa buscou avaliar a utilidade das teorias da escolha racional e dos jogos para compreender o problema observado, reportando que todos os “jogadores”, agentes envolvidos na exploração de minérios, são responsáveis solidariamente pela complexidade dos processos de ação e de decisão no manejo da atividade econômica. Na abordagem, utilizou-se os métodos dedutivo, abarcando, ainda, a pesquisa descritiva, explicativa, bibliográfica e documental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Eulalio De Lima, Faculdade de Educação e Meio Ambiente - FAEMA

Doutoranda e Mestre em Direito, com a área de concentração Empreendimentos Econômicos, Processualidade e Relações Jurídicas pela Universidade de Marília - UNIMAR (2016). Especialista em Direito Material e Processual do Trabalho pelo Centro Universitário de Rio Preto - UNIRP (2015). Graduada em Direito pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG, campus de Frutal (2010). Autora do livro "O Consumo Colaborativo no Contexto da Sociedade Líquida: uma análise sociológica, econômica e jurídica" (2017). Coordenadora e Docente Superior de curso de graduação em Direito. Associada do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito - CONPEDI desde 2014. Editora de Seção na Revista Científica da Faculdade de Educação e Meio Ambiente - FAEMA, área de conhecimento Direito. Avaliadora de manuscritos submetidos a Revista de Direito da Cidade - Qualis A1, a Revista da Faculdade Mineira de Direito PUC Minas - Qualis A1, a Revista da Faculdade de Direito da UFG - Qualis A2 e a Revista Brasileira de Sociologia do Direito - Qualis B1. Advogada regularmente inscrita na OAB/MG n.º 138.790, desde 2012. Bolsista na qualidade de pesquisadora, pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIG, com o trabalho de iniciação científica "Dignidade da Pessoa Humana sob a Incumbência do Estado" (2009/2010).

Downloads

Publicado

2023-01-19

Como Citar

DE LIMA, G. E. A EXPLORAÇÃO DE MINÉRIOS NO BRASIL À LUZ DAS TEORIAS DA ESCOLHA RACIONAL E DOS JOGOS: THE EXPLORATION OF MINERS IN BRAZIL IN THE LIGHT OF RATIONAL CHOICE AND GAMES THEORIES. Revista da Faculdade de Direito da UFG, Goiânia, v. 46, n. 2, 2023. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revfd/article/view/72906. Acesso em: 25 abr. 2024.