PENSAMENTO COMPLEXO E MEIO AMBIENTE: UM DIÁLOGO ALICERÇADO NAS CONTRIBUIÇÕES DE EDGAR MORIN E NIKLAS LUHMANN

COMPLEX THINKING AND THE ENVIRONMENT: A DIALOGUE BASED ON EDGAR MORIN E NIKLAS LUHMANN CONTRIBUTIONS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rfd.v44i1.56789

Resumo

O risco na sociedade hipermoderna surge como um desestabilizador do contexto normativo e desafia o Sistema do Direito a tomar decisões e propor alternativas para problemas que não mais podem ser analisados localmente ou no tempo presente, de maneira reducionista e isolada. Neste sentido, a proposta do artigo é realizar um diálogo com a Teoria da Complexidade alicerçada nos fundamentos epistemológicos de Edgar Morin e de Niklas Luhmann, apresentando-a como uma teoria mais sofisticada para o Sistema do Direito compreender a complexidade dos riscos da intervenção humana nos ecossistemas. Utiliza-se o método sistêmico-construtivista para explicar os ecossistemas como sistemas complexos, vivos, auto-organizados. Além dos imensuráveis benefícios das novas tecnologias, elas também são portadoras de riscos intergeracionais, transterritoriais e transtemporais pela capacidade de destruição e pelo deslocamento das relações no tempo e no espaço, criando um ambiente de instabilidade e incerteza crescente. Esses novos desafios passam a exigir que o Sistema do Direito opere ancorado na lógica da complexidade para dar conta da dialógica entre a ordem, desordem e organização. Neste sentido, reconhece-se que o paradigma da complexidade possibilita uma evolução metodológica em relação aos paradigmas dominantes ao encarar o risco como uma nova racionalidade para tomadas de decisões jurídicas.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Haide Maria Hupffer, Universidade Feevale

Doutora em Direito pela UNISINOS

Docente e Pesquisadora no Programa de Qualidade Ambiental da Universidade Feevale

Fernanda Mallmann, Br, Faculdade de Capivari

Doutora em qualidade ambiental pela Feevale. Professora de Direito da FUCAP- Faculdade de Capivari / SC; Professora colaboradora do Mestrado em Ciências Ambientais da UNISUL - Universidade do sul de Santa Catarina.

André Rafael Weyermüller, Universidade Feevale

Doutor e Mestre em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Docente e Pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental da Universidade Feevale (Novo Hamburgo, RS, Brasil). Docente e Pesquisador no Mestrado Profissional em Direito da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Advogado.

Downloads

Publicado

2020-07-31

Como Citar

HUPFFER, H. M.; MALLMANN, F.; WEYERMÜLLER, A. R. PENSAMENTO COMPLEXO E MEIO AMBIENTE: UM DIÁLOGO ALICERÇADO NAS CONTRIBUIÇÕES DE EDGAR MORIN E NIKLAS LUHMANN: COMPLEX THINKING AND THE ENVIRONMENT: A DIALOGUE BASED ON EDGAR MORIN E NIKLAS LUHMANN CONTRIBUTIONS. Revista da Faculdade de Direito da UFG, Goiânia, v. 44, n. 1, 2020. DOI: 10.5216/rfd.v44i1.56789. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revfd/article/view/56789. Acesso em: 26 abr. 2024.