RELAÇÕES ECONÔMICAS E GARANTIA DE DIREITOS: ESTUDO DE CASO NA COMUNIDADE JENIPAPO-KANINDÉ
ECONOMIC RELATIONS AND RIGHTS GUARANTEE: CASE STUDY IN THE JENIPAPO-KANINDÉ COMMUNITY
DOI:
https://doi.org/10.5216/rfd.v44i2.52997Palavras-chave:
Direito Natural, Direito Econôico, Relações Econômicas, Direito dos povos origináriosResumo
O presente artigo resulta de pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo e com fontes diversas de coleta de informações. Objetivou-se compreender os elementos envolvidos nas relações econômicos desenvolvidas na Comunidade Indígena da Lagoa Encantada, localizada no município de Aquiraz - Ce. A fundamentação teórica metodologia de cunho qualitativo, mediante uma abordagem bibliográfica, a documental de estudo de campo. Foi realizado coleta de dados, observação, diários e notas de campo, além de entrevista semiestruturada, os dados foram analisados por meio de tratamento interpretativo e crítico dos conteúdos. Constatou-se que as políticas de integração das comunidades indígenas, o índio abandonaria sua cultura e suas tradições, constituindo a força de trabalho necessária para o desenvolvimento econômico do país. Não seriam obstáculos e não prejudicariam o desenvolvimento da pátria. A Constituição Federal de 1988, significando um verdadeiro avanço no ordenamento jurídico brasileiro. Juridicamente, considera-se que a legislação atual rompeu com a anterior e trazendo ampla garantia de direitos às comunidades indígenas. O fenômeno econômico a pousada na Lagoa da Encantada criado pelos Jenipapo-Kanindé, simboliza um amálgama entre o direito natural e o direito positivo, entre as atividades produtivas tradicionais e uma nova atividade de produção de renda, entre a tradição artesã e de cultivo de alimentos, com o setor de serviços.
Downloads
Referências
ALMEIDA, L. S., & FREIRE, T. Metodologia da investigação em psicologia e educação 4. ed. Braga: Psiquilíbrios Edições. 2007
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm>. Acesso em 02 de set. 2017.
BRASIL. Ação Civil Pública nº 006. Liminar contra invasão de território indígena Jenipapo-Kanindé. Fortaleza, 06 de outubro de 1998.
BRASIL. Lei n° 6.001 de 19 de dezembro de 1973. Estatuto do Índio. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L6001.htm>. Acesso em 21 set. 2017.
BRASIL. Lei 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Código Civil. Disponível em: <.http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/L10406.htm> Acesso em 21 set. 2017.
BEZERRA, Roselane G. O despertar de uma Etnia: o Jogo do (Re)conhecimento da Identidade Indígena Jenipapo-Kanindé. Dissertação (Mestrado)-UFC, Fortaleza, 1999.
DE LIMA, Felipe Alexandre; MARQUESAN, Fábio Freitas Schilling. Terras indígenas no Ceará: uma história de lutas e resistência. REBELA-Revista Brasileira de Estudos Latino-Americanos, v. 7, n. 3, 2017.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.
GALVÃO DE SOUSA, José Pedro. Direito natural, direito positivo e estado de direito. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1977. Disponível em: <https://docslide.com.br/documents/ direito-natural-direito-positivo-e-estado-de-direito-jose-pedro-galvao.html>. Acesso em
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2008.
MINAYO, Maria C. Pesquisa social: teoria e método. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1994.
NADER, Paulo. Introdução ao estudo do direito. 28ª ed., Rio de Janeiro: Forense, 2007
NADER, Paulo. Filosofia do Direito. 21. ed. Rio de Janeiro: Forense 2012
NUSDEO, Fábio. Curso de Economia [livro eletrônico]: introdução ao direito econômico. 3ª ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam nesta revista concedem à Revista da Faculdade de Direito da UFG uma licença mundial, sem royalties, sujeita aos termos e condições da Licença Jurídica Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil Creative Commons Attribution License
Os autores concedem à RFD UFG todos os direitos autorais sobre os artigos nela publicados, que os mantêm com exclusividade até o advento de domínio público sobre os mesmos.