CONSUMO E DIREITOS HUMANOS: REFLEXÕES SOBRE O DISCURSO HEGEMÔNICO DA MODERNIDADE E O ROMPIMENTO COLONIAL
CONSUMPTION AND HUMAN RIGHTS: REFLECTIONS ON THE HEGEMONIC DISCOURSE OF MODERNITY AND COLONIAL BREAKUP
DOI:
https://doi.org/10.5216/rfd.v44i1.49581Palavras-chave:
Consumo, Descolonialidade, Direitos Humanos.Resumo
O presente estudo consistiu em analisar as relações entre o fenômeno do Consumo e os Direitos Humanos, sob a perspectiva teórica dos estudos contra-hegemônicos, bem como os reflexos oriundos do discurso hegemônico da modernidade e seu contraponto pelo rompimento colonial. Assim se fez breve apreciação da cultura do consumo, especialmente a estadunidense, e suas relações com o processo subalternização do Outro. No mesmo sentido, foi observada a construção dos Direitos Humanos sob o paradigma da modernidade ocidental e as principais críticas, tendo como ponto de partida o colonialismo/colonialidade. Com isto, a superação do paradigma colonial sob a perspectiva decolonial/descolonial norteou a parte final da pesquisa, em que foram coligados resultados atinentes aos discursos dominantes que suportam o fenômeno do consumo na contemporaneidade e o entendimento da construção de um caminho de decolonização/descolonização do consumo, com fulcro nos Direitos Humanos ressignificados neste processo. A pesquisa se desenvolveu pelo método de orientação dos estudos decolonial/descoloniais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam nesta revista concedem à Revista da Faculdade de Direito da UFG uma licença mundial, sem royalties, sujeita aos termos e condições da Licença Jurídica Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil Creative Commons Attribution License
Os autores concedem à RFD UFG todos os direitos autorais sobre os artigos nela publicados, que os mantêm com exclusividade até o advento de domínio público sobre os mesmos.