CONSUMO E DIREITOS HUMANOS: REFLEXÕES SOBRE O DISCURSO HEGEMÔNICO DA MODERNIDADE E O ROMPIMENTO COLONIAL

CONSUMPTION AND HUMAN RIGHTS: REFLECTIONS ON THE HEGEMONIC DISCOURSE OF MODERNITY AND COLONIAL BREAKUP

Autores

  • Carlos Alexandre Michaello Marques Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS http://orcid.org/0000-0002-9964-0491
  • Leonel Severo Rocha Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.5216/rfd.v44i1.49581

Palavras-chave:

Consumo, Descolonialidade, Direitos Humanos.

Resumo

O presente estudo consistiu em analisar as relações entre o fenômeno do Consumo e os Direitos Humanos, sob a perspectiva teórica dos estudos contra-hegemônicos, bem como os reflexos oriundos do discurso hegemônico da modernidade e seu contraponto pelo rompimento colonial. Assim se fez breve apreciação da cultura do consumo, especialmente a estadunidense, e suas relações com o processo subalternização do Outro. No mesmo sentido, foi observada a construção dos Direitos Humanos sob o paradigma da modernidade ocidental e as principais críticas, tendo como ponto de partida o colonialismo/colonialidade. Com isto, a superação do paradigma colonial sob a perspectiva decolonial/descolonial norteou a parte final da pesquisa, em que foram coligados resultados atinentes aos discursos dominantes que suportam o fenômeno do consumo na contemporaneidade e o entendimento da construção de um caminho de decolonização/descolonização do consumo, com fulcro nos Direitos Humanos ressignificados neste processo. A pesquisa se desenvolveu pelo método de orientação dos estudos decolonial/descoloniais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Alexandre Michaello Marques, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Doutorando e Mestre em Direito Público (2014) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS.  Pesquisador do Grupo Transdisciplinar de Pesquisa Jurídica para Sustentabilidade - GTJUS (CNPq) da Faculdade de Direito - FADIR da Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Leonel Severo Rocha, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Doutor pela Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales de Paris (1989) com Pós-doutorado em Sociologia do Direito pela Universita degli Studi di Lecce. Professor Titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos e Coordenador Executivo do Programa de Pós-graduação em Direito (Mestrado e Doutorado).

Downloads

Publicado

2020-08-07

Como Citar

MICHAELLO MARQUES, C. A.; ROCHA, L. S. CONSUMO E DIREITOS HUMANOS: REFLEXÕES SOBRE O DISCURSO HEGEMÔNICO DA MODERNIDADE E O ROMPIMENTO COLONIAL: CONSUMPTION AND HUMAN RIGHTS: REFLECTIONS ON THE HEGEMONIC DISCOURSE OF MODERNITY AND COLONIAL BREAKUP. Revista da Faculdade de Direito da UFG, Goiânia, v. 44, n. 1, 2020. DOI: 10.5216/rfd.v44i1.49581. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revfd/article/view/49581. Acesso em: 20 abr. 2024.