EL SUMAK KAWSAY Y EL YASUNÍ: CONTRADICCIONES, DISPUTAS Y ESPERANZAS. UNA ALTERNATIVA AL CAPITALISMO - DOI: http://dx.doi.org/ 10.5216/rfd.v%vi%i.47551
DOI:
https://doi.org/10.5216/rfd.v41i1.47551Palavras-chave:
Sumak Kawsay, Novo Constitucionalismo, Capitalismo, Desenvolvimento, YasuníResumo
Resumen:
En este ensayo, por varias razones, nos centraremos en una de las más importantes propuestas indígenas al constitucionalismo transformador contemporáneo – el sumak kawsay – bién como sus contradiciones, disputas e esperanzas, a partir de un análisis de apropiación del sumak kawsay por el Estado ecuatoriano y por la noción de desarrollo capitalista de ese mismo Estado. Se utilizará la situación del Yasuní, como estudio de caso, para observar las contradicciones del sistema capitalista y las potencialidades del sumak kawsay. El Yasuní es un territorio concreto donde se experimentan violencias y resistencias, razones para el pesimismo y para la esperanza.
Resumo:
Neste ensaio, por várias razões, nos centraremos em uma das mais importantes propostas indígena ao constitucionalismo transformador contemporâneo – o sumak kawsay – bem como suas contradições, disputas e esperanças, a partir de uma análise de apropriação do sumak kawsay pelo Estado equatoriano e pela noção de desenvolvimento capitalista desse mesmo Estado. Se utilizará da situação de Yasuní, como estudo de caso, para observar as contradições do sistema capitalista e as potencialidades do sumak kawsay. O Yasuní é um território concreto onde há violências e resistências, razões para o pessimismo e para a esperança.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam nesta revista concedem à Revista da Faculdade de Direito da UFG uma licença mundial, sem royalties, sujeita aos termos e condições da Licença Jurídica Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil Creative Commons Attribution License
Os autores concedem à RFD UFG todos os direitos autorais sobre os artigos nela publicados, que os mantêm com exclusividade até o advento de domínio público sobre os mesmos.