A PESQUISA CIENTÍFICA COMO METODOLOGIA NO ENSINO JURÍDICO
DOI:
https://doi.org/10.5216/rfd.v38i2.10028Palavras-chave:
Educação, Ensino Jurídico, Metodologia do Ensino Jurídico, Pesquisa Científica.Resumo
Resumo:
O artigo sustenta a tese da educação pela pesquisa. O texto parte de uma análise da atual realidade do ensino jurídico nacional e verifica que dentre os principais problemas da crise institucional da educação jurídica a política didático-pedadógica desenvolvida pelas Faculdades de Direito é a grande responsável pela continuidade dos desempenhos acadêmicos insatisfatórios. A metodologia do ensino jurídico brasileiro é pautada por métodos e técnicas de ensino que interditam uma aprendizagem de alto impacto e reforçam a reprodução acrítica do conhecimento. O estudo constatou que as instituições de ensino jurídico com elevado padrão de qualidade e máxima eficiência didática estão sustentadas por uma plataforma educacional com fundamento metodológico na educação pela pesquisa. A pesquisa como recurso metodológico de ensino cria uma dimensão educacional altamente produtiva e com níveis de excelência acadêmica.
Abstract:
The article states the thesis of education by research. The text part of an analysis of the current reality of the national legal education and notes that among the main problems of the institutional crisis of juridical education didactic and pedagogic policy developed by Law Schools as largely responsible for the continuation of unsatisfactory academic performance. The methodology of the Brazilian legal education isguided by teaching methods and techniques to interdict a high-impact learning and reinforce the uncritical reproduction of knowledge. The study found that the legal education institutions with high quality standards and maximum teaching efficiency are supported by an educational platform with methodological foundation in education by research. The research as a methodological resource teaching creates a high productive educational dimension and with levels of academic excellence.
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