Redes cooperativas de pesquisa e CT&I no Brasil: uma análise espacial do DGP, 2016
Regiões de Aprendizado e de Escassez
DOI:
https://doi.org/10.5216/reoeste.v10i1.79590Palavras-chave:
redes cooperativas de pesquisa, autocorrelação espacial, interação universidade-empresaResumo
O objetivo deste artigo é investigar os arranjos regionais e espaciais das Redes Cooperativas de Pesquisa do Brasil, através da análise exploratória de dados espaciais da base de dados Diretórios de Grupos de Pesquisa (DGP) da CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, 2016), dados que representam parte significativa da IUE (Interação Universidade-Empresa), uma das bases dos sistemas de inovação. A partir dos resultados foi possível identificar que existem, no Brasil, Regiões concentradas da atividade das Redes, conformando um corredor de aprendizado (e CT&I), no sentido Sul-Sudeste, ao passo que no interior Norte-Nordestino há grandes Regiões de Escassez em ciência, tecnologia e inovação.
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